quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Caxias é comtemplada com 350 vagas no Programa CNH Social; Saiba como fazer sua inscrição! 

“Estou muito feliz em compartilhar que Caxias foi contemplada com 350 vagas na CNH Social do Governo do Maranhão. É uma oportunidade incrível para nossa gente crescer e se desenvolver”, disse Gentil Neto, prefeito de Caxias, ao comemorar a parceria com o Governo do Estado, que contribuiu para que as vagas fossem destinadas ao município.

O lançamento do edital do Programa CNH Social, do governo do Maranhão por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA), ocorreu na ultima sexta-feira (3). O Programa vai atender neste primeiro momento 10 mil pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), em 72 municípios do Maranhão.

O Programa cobre: Exame médico; Exame psicológico; Aulas técnicas; Aulas práticas; Taxa da prova; Taxa de uma segunda prova, caso o candidato não passe na primeira; Taxa de emissão da CNH.

Podem participar do Programa CNH Social, pessoas com: 18 anos ou mais; que esteja tirando a primeira CNH; que esteja cadastrada no Cadastro Único (CadÚnico) como titular ou dependente; Ter renda de até meio salário mínimo (R$ 706), incluindo famílias com este valor por integrante.

Candidatos reprovados nos exames teórico-técnico ou de prática de direção pode refazê-los gratuitamente apenas uma vez, em até um ano. Ao todo 6 mil vagas serão para a primeira habilitação categoria A; e, 4 mil vagas serão para a primeira habilitação categoria B.

INSCRIÇÕES – As inscrições para o Programa CNH Social 2025 serão realizadas de 3 a 22 de outubro, exclusivamente pela internet, por meio do site oficial e de forma gratuita no site: https://cnhsocial.detran.ma.gov.br/

Para quem não tiver acesso à internet, será possível se inscrever presencialmente nas unidades regionais do Detran (MA) (Ciretrans e Postos Avançados), onde o formulário eletrônico estará disponível.

 Não se pode brigar com os números...

Blog do Jorge Aragão

Nesta terça-feira (07), na Assembleia Legislativa do Maranhão, o que se viu foi um desfile de deputados querendo brigar com os números sobre a triste realidade da extrema pobreza no estado.

O chilique de parlamentares, todos ligados ao ex-governador e atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, era com relação a uma simples, mas verdadeira, afirmação do governador Carlos Brandão, em Imperatriz, quando da passagem do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Brandão lembrou que conseguiu diminuir a extrema pobreza na sua gestão e que o Maranhão tinha mais de um milhão de maranhenses nessa condição, quando assumiu o comando do Palácio dos Leões.

Quando assumiu o Governo do Maranhão em 2015, o governador Flávio Dino prometeu mudar a realidade da extrema pobreza no estado, mas o que conseguiu foi piorar a situação, afinal de 2015 a 2019, segundo dados do IBGE, a população na faixa de extrema pobreza no Maranhão aumentou em 400 mil pessoas.

No entanto, o mesmo IBGE, em dezembro de 2024 apontou que o Maranhão de 2022 para 2023, dentro do Governo Brandão, conseguiu diminuir a pobreza extrema quanto a pobreza entre os maranhenses.

A proporção de pessoas no Maranhão situada na linha de extrema pobreza reduziu em 2023 para 12,2% na comparação com 2022, que era de 15,0%. O recuo foi de 2,8 pontos percentuais, ficando no mesmo patamar da Região Nordeste. Se em 2022 havia 1,074 milhão de pessoas residindo no Maranhão na extrema pobreza, em 2023, caiu para cerca de 879 mil pessoas, reduzindo em cerca de 195 mil pessoas enquadradas nessa situação.

Os números seguem caindo e o novo levantamento do IBGE deve confirmar isso.

É aguardar e conferir, mas é bom lembrar para alguns que não se deve jamais brigar com os números, afinal contra números não existem argumentos.