quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Três partidos nanicos sonham em eleger um deputado estadual na "sobra"


Três partidos nanicos no Maranhão, Agir, PRTB e PMB, que certamente não alcançarão o quociente eleitoral para deputado estadual (votos válidos pelas 42 cadeiras da Assembleia Legislativa) algo em torno de 80 mil votos nestas eleições, têm uma missão quase impossível visando uma cadeira na ALEMA.

Primeiro é torcer para que as 42 cadeiras na Assembleia Legislativa não sejam preenchidas de forma direta e, dessa forma, sonhar por uma vaga na chamada “sobra”.

O segundo obstáculo para essas três agremiações partidárias é superar os 64 mil votos, que representa algo em torno dos 80% do quociente eleitoral – percentual mínimo para eleger um deputado estadual.

E em terceiro, os partidos, cada um de forma separada, precisam, necessariamente, ter o candidato mais votado com desempenho superior a 20% do quociente eleitoral, aproximadamente 16 mil votos.

No sistema eleitoral costa que o Agir possui 43 candidatos registrados, o PRTB 33 candidatos e o PMB 20 candidatos. Todos os nomes dos três partidos são concorrentes “desconhecidos” do cenário estadual e sem poderio político expressivo.

A missão é dificílima e quase nenhum analista político do Maranhão acredita, entretanto, não é impossível…

Blog do DC