terça-feira, 16 de abril de 2024

Promessa do governador Carlos Brandão em ajudar na reforma da ACL não se concretiza e obras urgentes são feitas para tentar salvar o prédio 

Blog do Sabá

Ao lado de Lycia e Luzia Waquim, governador participou da
celebração do nascimento do poeta Gonçalves Dias em Caxias 
e prometeu em discurso colaborar com a reforma do prédio da 
Academia Caxiense de Letras (ACL)

O governador Carlos Brandão aos poucos está conseguindo unir diferentes segmentos sociais caxienses na construção de uma imagem negativa em torno da sua passagem pelo governo do Maranhão.

Não bastassem as inúmeras criticas que pululam na área da segurança (postagem em seguida), até os imortais da Academia Caxiense de Letras experimentaram o amargo sabor das promessas feitas pelo governador maranhense.

Com o prédio da ACL precisando de reformas, os imortais da Academia recorreram ao patrocínio via Lei de Incentivo à Cultura do Maranhão, visando obter os 415 mil reais orçados no projeto de restauração do prédio.

Projeto feito e protocolado nos canais competentes no já distante 2022, eis que os imortais conseguem falar sobre a situação do prédio diretamente com o governador durante uma das suas visitas ao município em 2023.

Foi durante a cerimônia de celebração do Bicentenário da Independência, quando a cidade também comemorou o nascimento do poeta Gonçalves Dias, onde o governador foi um dos homenageados com a Medalha Caxias +200, que Brandão derramou palavras elogiosas ao município e a sua história e também prometeu colaborar com a reforma da ACL, o que abrilhantou ainda mais a concessão de tão importante honraria ao ilustre, e aparentemente sensível, gestor estadual com as tradições culturais da princesa do sertão. A promessa de CB foi feita tendo o desembargador Jamil Gedeon e o então conselheiro do TCE, Washington Luís, além de toda a classe política de Caxias, como testemunhas.

Presente na solenidade, o imortal Rodrigo Bayma, uma reserva moral da cidade, dirigiu-se até o governador e reforçou o pedido de ajuda na reforma da ACL, recebendo de pronto a confirmação do gestor de que iria ajudar.

Faixa tentou sensibilizar governador, mas campanha de arrecadação 
foi a saída encontrada para tentar salvar o histórico prédio da ACL.  

A promessa do governador foi feita em 31 de julho de 2023, quando o projeto já estava protocolado havia mais de 1 ano, faltando apenas a sua boa vontade para autorizar a liberação do recurso.

Mas como a reforma era urgente, e com o telhado ameaçando desabar, os membros da ACL não esperaram e se lançaram numa campanha quase desesperada para arrecadar recursos para tentar salvar o prédio, que nessa primeira etapa visa recuperar portas, janelas, telhado e a fachada original, mas só conseguindo 37 mil reais, quantia irrisória diante do tamanho da necessidade que a obra requer.

Do alto dos seus 95 anos, Rodrigo Bayma atravessa o tempo colecionando histórias e sendo o membro da Casa de Coelho Neto de maior referência da história de Caxias nas últimas décadas.

Consultado e respeitado por estudantes universitários de Caxias e região, que o procuram em busca de informações da história política caxiense das últimas décadas para conclusão de teses acadêmicas, Rodrigo Bayma talvez não merecesse receber do governador Carlos Brandão uma promessa vazia a essa altura da vida.

Se Brandão fica indiferente com uma promessa feita a um nonagenário da relevância de Rodrigo Bayma para Caxias, imagina em relação aos demais setores sob a sua alçada no município...