Formalizados os grupos dos deputados para as eleições de 2026; confira quem cada um apoia
A reunião dos deputados da base governista em apoio ao pré-candidato ao governo do estado, Orleans Brandão, deixou a divisão de cada deputado com relação às eleições de 2026. Com pouquíssimas indefinições, os grupos de apoio a cada um dos quatro pré-candidatos ao governo do estado estão bem definidos.
Logicamente este é o cenário de hoje e até as eleições esse quadro pode mudar, inclusive com algum – ou alguns – destes pré-candidatos saindo da disputa.
Orleans Brandão – 31 deputados
Estiveram na reunião e confirmaram apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão 26 deputados. Outros cinco não estiveram, mas confirmam apoio ao emedebista.
Arnaldo Melo, Enos Costa Ferreira, Adelmo Soares, Cláudio Cunha, Catulé Júnior, Osmar Filho, Júnior Cascaria, Neto Evangelista, Davi Brandão, Antônio Pereira, João Batista Segundo, Florêncio Neto, Glalbert Cutrim, Guilherme Paz, Júnior França, Pará Figueiredo, Ariston, Cláudia Coutinho, Helena Duailibe, Janaina, Iracema Vale, Andréia Rezende, Daniella, Edna Silva, Mical Damasceno, Dr. Yglésio, Solange Almeida, Ana do Gás, Dra. Vivianne, Eric Costa e Ricardo Arruda estão com Orleans.
Felipe Camarão – 7 deputados
É público e declarado o apoio à pré-candidatura do vice-governador dos deputados mais ligados ao dinismo, que entraram na política durante o governo Flávio Dino ou que tiveram amplo crescimento político neste período. Estes, estão com a pré-candidatura de Felipe Camarão.
Júlio Mendonça, Carlos Lula, Rodrigo Lago, Francisco Nagib, Leandro Bello, Ricardo Rios e Othelino Neto*.
Deixemos um asterisco em Othelino por ter flertado com o prefeito Eduardo Braide, alinhado apoio da senadora Ana Paula Lobato à prefeitura e abrigado em seu partido o deputado Fernando Braide. Mas ele ainda está neste momento dentro do grupo chamado dinista.
Eduardo Braide – 1 deputado
O modo como o prefeito Eduardo Braide faz política tentando se vender como outsider o afasta de apoios, acreditando neste personagem para criar a ideia de que é um político diferente de tudo que está aí. Por isso, neste momento só pode ser contabilizado a Braide o apoio do próprio irmão, deputado Fernando Braide.
Lahesio Bonfim – 1 deputado
O pré-candidato a governador do partido Novo segue com o apoio apenas do deputado de seu partido, Wellington do Curso, que é aliado de longas datas de Lahesio. Com a possível saída de Eduardo Braide da disputa, Lahesio tem chances de atrair para seu projeto mais insatisfeitos com o governo.
No muro – 1 deputada
Apenas a principal representante do grupo de Josimar de Maranhãozinho, a deputada Fabiana Villar, ainda não pode ser contabilizada como apoiando nenhum dos pré-candidatos. Apesar de Maranhãozinho ter feitos gestos para Felipe Camarão, Fabiana não participa das ações do G-7 camaronista e não faz oposição ao governo. O grupo de Josimar fica à espreita esperando os movimentos políticos.(Blog do Clodoaldo)