sexta-feira, 5 de julho de 2013

COPA DO MUNDO. ESTÁDIO SARRIÁ EM BARCELONA- ESPANHA., 5 DE JULHO.DE 1982.

Seleção Brasileira de Futebol quê disputou a Copa do Mundo de 19982 na Espanha. Era um timaço!
Esta imagem emocionou o mundo, torcedor chorando após o Brasil ser eliminado.
Na semana quê a Seleção Brasileira de Futebol conquistou a Copa das Confederações e voltou a dar alegrias ao torcedor veio em mim a lembrança de uma seleção que encantou o mundo, mas, pelas coisas que somente acontece no futebol, onde nem sempre o melhor, fomos eliminados precocemente nas quartas de finais da Copa do Mundo de 1982, disputada na Espanha.

Há exatos 31 anos atrás, no dia 5 de julho de 1982, uma segunda-feira, a geração de Zico, Sócrates e cia. foi eliminada pela seleção italiana, dando adeus a chance de escreverem o nome na historia do futebol mundial como campeões do mundo. A exemplo de Pelé, Garrincha e outros grandes jogadores brasileiros que alcançaram esta gloria.

Não é fácil descrever como jogava aquela seleção. Sei que parecia jogar por musica, os jogadores pareciam que jogavam juntos há muito tempo, pelo entrosamento demonstrado dentro do campo. Comandada por Telê Santana, amante do futebol arte e ofensivo, o treinador formou o melhor quarteto ofensivo do futebol brasileiro. Dois armadores, Cerezzo e Falcão, e com dois meias ofensivos, Sócrates e Zico. Juntando com outras peças, dois laterais que apoiavam bastante, Leandro e Junior, encantamos o mundo com exibições quê ficaram eternizadas na mente do torcedor brasileiro que teve a oportunidade de assistir pela TV aquele timaço jogando.

Na epóca, eu contava com 16 anos, mas ainda lembro de cada jogo, das comemorações após cada vitória, tudo parecia quê iria dar certo. Até aparecer em nosso caminho, naquele fatídico 5 de julho de 1982, a desacreditada seleção italiana, mas que foi capaz de interromper a nossa caminhada rumo ao titulo daquele mundial. 

Lembrando os adversários que enfrentamos na Copa de 1982: Na primeira fase, vencemos as três partidas quê disputamos, União Soviética, 2X1, Escócia, 4X1 e Nova Zelândia, 4X0. Na segunda fase, estreamos e vencemos os hermanos de Maradona por 3X1, e caímos diante da Itália perdendo por 3X2, quando para se classificar, jogávamos pelo empate.  

Ficou a certeza de quê o futebol tem suas artimanhas, onde nem sempre o melhor é o vencedor!