segunda-feira, 12 de agosto de 2013

190 anos de Gonçalves Dias na Mata do Jatobá.



A Prefeitura Municipal de Aldeias Altas, promoveu no sábado(10), um grande evento cultural na Mata do Jatobá, em comemoração aos 190 anos de nascimento do poeta Gonçalves Dias. O local escolhido para as festividades, foi onde nasceu um dos maiores nomes da literatura universal.

Participaram na Mata do Jatobá, das comemorações alusivas aos 190 anos do nascimento de Gonçalves Dias, o prefeito, Benedito Tinoco, secretários municipais, vereadores, historiadores e professores da rede estadual e municipal de ensino, além de pessoas vindas do vizinho estado do Piaui.

Durante toda a manhã vários movimentos e apresentações aconteceram no local onde nasceu o nosso poeta maior.A trajetória da vida, arte e obra de Gonçalves Dias foi relembrada durante o evento cultural promovido pela Secretaria de Cultura com apoio total da Prefeitura aldeense. 

Além das comemorações, a Prefeitura de Aldeias Altas tem um projeto de revitalização da Mata do Jatobá e da recuperação do local onde erguia-se a casa em que nasceu Gonçalves Dias e onde sera construído um Memorial em homenagem ao autor da Canção do Exílio. 

- O ministro Gastão Vieira é consciente e sabe que precisamos preservar viva a memória do maior poeta do mundo, Gonçalves Dias, que nasceu neste lugar há 190 anos. Com os recursos que serão destinados, vamos revitalizar a Mata do Jatobá e recuperar a casa onde nasceu o poeta. - disse Dr. Tinoco.

A Mata do Jatobá fica localizada a 49 km da sede do município e fica encravada no povoado Laranjeira. O local é bastante visitado pelos turistas que se deslocam até lá para conhecerem de perto - as palmeiras onde canta o sabiá - que inspirou tão bem o imortal Gonçalves Dias.