sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Governadora Roseana Sarney encerra em Peri-Mirim mais uma etapa do itinerante.

roseanaA governadora Roseana Sarney encerrou, na quarta-feira (28), no município Peri-Mirim, mais uma etapa do Governo Itinerante. Durante dois dias, a governadora Roseana e comitiva – formada por secretários de Estado, deputados e prefeitos da região – percorreu quatro cidades da Baixada Maranhense, visitando também São Vicente Ferrer, São João Batista e São Bento.
“A Baixada é uma região muito importante para o Maranhão e o governo tem trabalhado para que se desenvolva cada vez mais, construindo obras e realizando serviços. É o caso das estradas, dos hospitais e de ações como o Itinerante, que está em Peri-Mirim com atendimentos nas áreas de saúde, agricultura, cidadania, educação e muito mais”, destacou Roseana Sarney.
Na cidade, ao lado do vice-governador Washington Luiz Oliveira, do prefeito João Felipe Lopes e demais autoridades, a governadora Roseana também fez a entrega de Declarações de Aptidão (DAPs) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) a produtores familiares. Uma das beneficiadas com o documento foi Daiana Pereira, que planta mandioca e milho. “Estou muito feliz com esse documento, pois com ele será mais fácil conseguir crédito para aumentar minha produção”, contou.
Nos quatro municípios contemplados pelo Itinerante esta semana, foram entregues toneladas de ração de engorda para peixes, uma ação do Viva Aquicultura. Até o fim do ano devem ser entregues 60 toneladas de ração, beneficiando 40 municípios que trabalham com a pesca.
O vice-governador Washington Luiz acompanhou o encerramento desta etapa do itinerante em Peri-Mirim e elogiou o trabalho desenvolvido. “Para governar é preciso ouvir a população, que é quem sabe quais os problemas, e inclusive, pode apontar soluções. Essa sistemática que a governadora Roseana vem adotando é de fundamental importância tanto para as comunidades, como para os representantes do povo”, assegurou.
O prefeito João Felipe Lopes disse que a população estava agradecida e a cidade feliz. “Para nós, é uma honra grande receber os secretários de Estado. Eu visitei tanto as ações de cidadania como as de saúde e acompanhei os cidadãos recebendo atendimento de qualidade. Eu aproveitei a unidade do Viva Cidadão para tirar a 2ª via da minha carteira de identidade”, afirmou o prefeito.
O secretário de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, lembrou que a Baixada já tem recebido diversas ações, podendo ser considerada um canteiro de obras em benefício da população. “Esse trabalho tem sido positivo, tendo mais estradas sendo recuperadas e construídas, tem também as pequenas barragens, levando água o ano inteiro para a produção. A governadora já deu o apoio para pavimentação das vias urbanas aqui em Peri-Mirim. Esse é um governo que trabalha de mãos dadas com os municípios para que o cidadão se sinta mais alegre e feliz, e sinta mais orgulho de ser maranhense”.
Também acompanharam a governadora Roseana os deputados estaduais Jota Pinto, Rogério Cafeteira e Fábio Braga. Presentes, ainda, os secretários de Estado de Programas Especiais, Clodomir Paz; de Assuntos Políticos e de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha; de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo; de Gestão e Previdência, Fábio Gondim; de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy; de Articulação Institucional, Rodrigo Comerciário; Gabinete Militar, coronel José Ribamar Vieira; além de adjuntos.
Ações
A Escola Municipal Cecília Botão recebeu o mutirão de atendimento em saúde, que teve como destaques as consultas em clínica médica e pediátrica. A jovem Francineide dos Santos Costa aproveitou o mutirão para consultar o pequeno Alisson, de apenas 20 dias. “Fiquei mais tranquila porque pude consultar meu filho bem perto de casa”, disse.
Já o aposentado Claudimilson Silva Reis levou toda a família. “Trouxe meus filhos para consultarem com a pediatra e eu e minha esposa fizemos alguns exames”. Ele ressaltou que a ação beneficia, principalmente, os moradores da zona rural do município.
O ceramista Evandro Costa Lopes agradeceu a oportunidade de ter atendimento de qualidade perto de casa. “Eu precisava fazer exames, como o de próstata, e essa é uma oportunidade de manter a saúde em dia. Estou gostando desse serviço e acho que toda a população deve aproveitar esse momento”, afirmou.
Ainda na área de saúde, a Vigilância Epidemiológica deu continuidade às ações de vacinação, com ênfase na atualização do calendário de vacinação de crianças, jovens e adultos. Além disso, foram disponibilizados à população o preventivo do câncer ginecológico – colpocitologia oncótica; atendimento de laboratório de análise clínica, glicemia, colesterol total e PSA, exame destinado aos homens.
As ações de cidadania foram realizadas pela unidade móvel do Viva Cidadão, como a emissão de documentos como carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e cartão do SUS. A estudante Sarah Vitória Costa Ferreira, de apenas 11 anos, tirou a primeira via da carteira de identidade. “Eu agradeço a vinda desse serviço, pois só assim pude tirar essa minha documentação”. Já o estudante Andreilton de Jesus França, tirou a carteira de trabalho. “Antes, eu só tinha o CPF e minha identidade e com o Viva Cidadão aqui consegui tirar meu cartão do SUS e a carteira de trabalho, documentos importantes para qualquer brasileiro”.

Blog do Luis Cardoso