quarta-feira, 5 de março de 2014

Policia Civil investiga tentativa de homicídio em Pedreiras
  
Foto: Reprodução TV Mirante
Hilton Costa Brito
A Polícia Civil já está investigando a tentativa de homicídio ocorrida no fim da tarde dessa terça-feira (4), no município de Pedreiras, que teve como vítima Hilton Brito Costa, de 36 anos, cinegrafista de uma afiliada da TV Bandeirantes. Neste momento, a delegada Silvana Carvalho Prazeres, titular da Delegacia Regional de Pedreiras, está tomando o depoimento de colegas de trabalho da vítima.
A delegada-geral da Polícia Civil, Cristina Resende disse que está acompanhando o ocorrido e que a Polícia Judiciária não vai descartar nenhuma linha de investigação. Ela informou, ainda, que a Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) está dando apoio nas ações policiais e vai encaminhar uma equipe para reforçar os trabalhos.
Segundo levantamentos da polícia, Hilton Brito estava fazendo a cobertura do Carnaval em Pedreiras. Atualmente, ele trabalhava em Chapadinha, já havia estado antes em Pedreiras e voltou àquela cidade para trabalhar durante o período carnavalesco.
No momento do fato, o cinegrafista se encontrava nas proximidades da emissora, aguardando a passagem dos blocos para fazer as imagens, quando um homem se aproximou efetuou três disparos, que o atingiram nas pernas e abdômen. Testemunhas disseram que o criminoso se evadiu do local em um veículo Pálio preto.
A delegada Silvana Prazeres informou que desde ontem (4) as polícias Civil e Militar de toda a região foram comunicadas e estão fazendo diligências para localizar o veículo e chegar até os envolvidos. Ao longo do dia, familiares e colegas de trabalho devem comparecer à delegacia para prestar esclarecimentos. Após ser atingido, Hilton foi imediatamente levado para o Hospital Geral de Pedreiras, submetido à cirurgia e permanece internado. Seu quadro é estável.
Repúdio
Nesta quarta-feira (5),a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) – que representa três mil emissoras privadas de rádio e televisão no país – manifestou, por meio de nota, repúdio ao atentado contra o cinegrafista. "É extremamente preocupante a escalada de violência contra jornalistas que, desde o início deste ano, vitimou seis profissionais", diz trecho do documento.
Leia, abaixo, a íntegra da nota da Abert:
A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) manifesta seu repúdio ao atentado contra o cinegrafista Hilton Costa Brito, da TV Atenas, afiliada da TV Bandeirantes no Maranhão. O crime ocorreu na tarde desta terça-feira, 4, em Pedreiras. 
Brito foi atingido por três tiros enquanto aguardava, em frente à emissora, para fazer o registro de imagens de blocos de carnaval. De acordo com a polícia, um veículo estacionou próximo ao local, e um dos três ocupantes saiu do carro e efetuou os disparos.
Brito foi ferido em uma das pernas e no abdômen e encaminhado para o Hospital Nossa Senhora das Graças em estado grave.
É extremamente preocupante a escalada de violência contra jornalistas que, desde o início deste ano, vitimou seis profissionais.
A Abert apela às autoridades do estado do Maranhão para que apurem mais este crime, que não pode ficar impune.
DANIEL PIMENTEL SLAVIERO
Presidente