terça-feira, 26 de agosto de 2014

Obras do Parque Empresarial de Caxias estão em ritmo acelerado 

Cerca de 300 empregos diretos e indiretos já foram gerados com a obra de construção do Parque Empresarial de Caxias, erguido às margens de BR 316, distante cerca de 10km da sede do município. De acordo Bruno Sousa, engenheiro da Empresa Lucena, responsável pela obra, os trabalhos seguem dentro do prazo previsto.

"Inicialmente o prazo era de 180 dias para a conclusão dos trabalhos. Esse tempo foi redefinido e nós iremos entregar a obra dentro do período de seis meses. Aqui, trabalhamos numa parceria entre as empresas Lucena e Silveira, para que tudo possa ser agilizado", frisou o engenheiro.


Na manhã desta terça-feira (26), o professor Ednaldo Melo, que na região representa o Secretário de Estado de Indústria e Comércio (SEDINC), Maurício Macêdo, esteve no canteiro de obras durante vistoria.

Ednaldo Melo [foto abaixo] trocou informações com o engenheiro Bruno Sousa e também com o fiscal da Sedinc, Afonso Reis.

Os tratores trabalham sem parar e atualmente 75 operários se revezam na construção do Parque Empresarial. No canteiro de obras estão sendo utilizados os seguintes maquinários: 2 patrol, 1 trator, 3 escavadeiras, 12 caçambas basculantes, 2 tratores agrícolas, 3 caminhões-pípas e 2 rolos compactadores.


Na primeira etapa, está sendo realizada a terraplanagem para em seguida a abertura de ruas. Cerca de 25% da obra já está concluída. Fazem parte das etapas posteriores, a pavimentação asfática e o centro administrativo.

Segundo Ednaldo Melo, foi planejado um cronograma para orientar a construção do Parque Empresarial, inclusive para atender as exigências de segurança no trabalho estabelecidas pelo MTE.

O parque ocupa uma área de 100 hectares e agregará 60 lotes, que serão ocupados por empresas de vários segmentos de todo o País, que já mostraram interesse em investir na região, o que vai gerar cerca de 13 mil empregos diretos.

O investimento orçado em R$ 8.579.919,39, foi conseguido pelo Governo do Estado através de convênio com o BNDES - Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social.

O representante da Sedinc na região, entusiasmado fala do esforço conjunto feito entre ele e o Governo do Estado, através do Secretário Maurício Macêdo, para que o Parque Empresarial de Caxias pudesse sair do papel.

Ele enfatiza a participação do vereador Ronaldo Chaves, que foi o intermediador junto ao prefeito Léo Coutinho. O parlamentar sentiu a necessidade do município, em investir na geração de emprego e renda através do Parque. O Executivo então fez a doação do terreno e o Governo do Estado assinou a ordem de serviço desta importante obra para Caxias e região.

"O Parque Empresarial de Caxias é, sem dúvida, uma importante obra para o Maranhão e também pra Caxias, e certamente teremos uma demanda significativa de empresas interessadas em fazer parte deste grandioso empreendimento", destacou Ednaldo Melo.