terça-feira, 25 de novembro de 2014

I Feira Agritec foi realizada com sucesso

Encerrada com saldo bastante positivo a I Feira de Agrotecnologia da Região dos Cocais Maranhense - Agritec 2014, uma realização conjunta da Prefeitura Municipal de Caxias, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Sindicato Rural de Caxias, com o apoio das prefeituras dos municípios da região dos Cocais e parceiros das mais diversas instituições de todas as esferas administrativas e organizações não governamentais.

 
Mais de 30 municípios maranhenses da região dos Cocais, Baixo Parnaíba e ainda do Médio Sertão e Sul do Estado participaram da I Agritec, realizada nos dias 19 a 22 de novembro, no Parque da Cidade. O balanço da feira foi tão positivo, que os organizadores já anunciaram que a feira já passa a fazer parte do calendário de eventos agrícolas, como uma grande oportunidade para os municípios da região.

Durante a feira os municípios puderam se reunir para mostrar seu potencial agrícola e apresentar as oportunidades empresariais em vários segmentos da economia local e regional, turismo, geração de renda e cidadania, inovações tecnológicas e informações qualificadas.

 Entre outros objetivos, o evento serviu para comemorar o I Ano Internacional da Agricultura Familiar, data instituída pelas Organizações das Nações Unidas - ONU. “Vemos com grande satisfação a maciça participação das pessoas e das instituições neste evento. No ano em que a ONU quer nos levar a perceber a importância da agricultura familiar, que produz cerca de 80% dos alimentos consumidos em todo o mundo, é muito gratificante observar o sucesso desta feira, na qual os produtores estão comercializando sua produção diretamente para os consumidores. O que sinaliza o avanço dos trabalhos em prol da agricultura de nossa região”, afirmou o prefeito Leonardo Coutinho.

A jornada tecnológica levou aos produtores da agricultura familiar informações e conhecimentos através dos Simpósios da Agricultura Familiar e de Agricultura Empresarial Maranhense, que aconteceram no auditório montado no Parque da Cidade, que incluiu palestras, minicursos, oficinas, clínicas tecnológicas e Dia de Campo, com conferencistas de renome nacional.

Junto aos diversos parceiros, a I Agritec apresentou debates, cursos, palestras e demonstrações práticas para todos os municípios. Muitos tiveram pela primeira vez acesso a tecnologias avançadas quanto a novos métodos de desenvolvimento do agronegócio.

A programação da Agritec incluiu também o Concurso de Redação para alunos de Ensino Fundamental de escolas públicas da região. O tema foi "a importância da agricultura familiar no futuro das crianças e dos adolescentes". A I Mostra de Pequenos Inventos voltados para a agricultura familiar, a Exposição de Tecnologias Sociais e uma Vitrine Tecnológica da Embrapa, além de cursos para capacitação de agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e exposição de máquinas e equipamentos, exposição e comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar e atrações artísticas e culturais para o público em geral.

A feira foi dividida em vários ambientes: Espaço da Agricultura Familiar, Espaço do Agronegócio, Espaço da Ovinocaprinocultura, Espaço do Empreendedorismo e Negócio, Espaço da Cidadania, Espaço da Alimentação/Gastronomia Regional, Espaço dos Municípios, Espaço do Lazer e Espaço Show, além de dois auditórios, sala de imprensa e estandes institucionais.

as informações são da ASCOM