segunda-feira, 15 de junho de 2015

Índice de acidente de trabalho é considerado alto no Maranhão 

do G1/MA

No Maranhão ainda é considerado alto o índice de acidentes de trabalho. Segundo a Superintendência Regional do Trabalho, baseado em dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), foram registrados 5.194 ocorrências em 2013 o que mantém o estado com um índice bem acima do considerado "aceitável" pela Organização Mundial do Trabalho.

De acordo com o Ministério do Trabalho, um operário da construção civil tem três vezes mais a possibilidade de se envolver em um acidente fatal, do qualquer outro profissional. Sem os equipamentos de proteção, as chances de acidente aumentam.

No sindicato dos empregados da construção civil, o sinal vermelho também foi acesso com a morte ocorrida na última sexta-feira (12), quando um operário identificado como Amilton Pereira Moraes, de 49 anos, morreu após ter caído do 10º andar de um prédio residencial que está em construção na capital maranhense.

Segundo Humberto França, presidente da entidade, o número de ocorrências seria bem maior, mas muitas empresas não divulgam os dados reais. “Apesar da lei dizer que as empresas tem que informar (sobre os acidentes), muitas delas acobertam, escondem para que os órgãos não tomem conhecimento” afirmou Humberto.

O Ministério do Trabalho ainda não tem os números de acidentes na construção civil registrados este ano no Maranhão, mas, só na capital, três mortes foram registradas em apenas dois meses.