segunda-feira, 15 de junho de 2015

Junior Verde é eleito coordenador do Parlamento Amazônico 


O deputado estadual Júnior Verde (PRB) foi eleito na semana passada coordenador da Juventude do Parlamento Amazônico, entidade que congrega parlamentares dos nove estados da Amazônia Legal. A escolha dos novos membros foi realizada durante a XIX Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, que reuniu deputados e diretores do Legislativo de todo o país de quarta a sexta-feira, em Vitória, no Espírito Santo. Na oportunidade, o parlamentar também foi escolhido conselheiro da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL).

Além de Verde, mais três deputados estaduais do Maranhão farão parte do Parlamento Amazônico. O deputado Hemetério Weba (PV) será o segundo vice-presidente e o deputado Wellington do Curso (PPS), o Coordenador de Direitos Humanos.

Os nove Estados que compõem a Amazônia Legal fazem parte da Bacia Amazônica. São eles: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e parte do Estado do Maranhão.

ASTRAL

Os deputados Júnior Verde e Paulo Neto (PSDC) serão conselheiros políticos, e o deputado federal Cléber Verde (PRB), que é secretário de Comunicação da Câmara Federal, será o novo presidente.

“Muito me orgulha ver o Maranhão em posição de destaque no cenário nacional. São atribuições que demandam novas e importantes responsabilidades, que assumiremos com compromisso e seriedade”, destacou Júnior Verde.

O tema da XIX Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais deste ano foi "Mudanças Globais e os Novos Rumos". O encontro anual é promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), e permitiu a troca de experiências e o debate entre parlamentares de todos os estados e do Distrito Federal. Foram discutidas a aprovação do Pacto Federativo, infraestrutura e logística de portos, aeroportos e estradas brasileiras, além do atual cenário econômico do país.

Palestrantes como Ministros da República, Ministros do Supremo Tribunal Federal, deputados federais, ex-governadores levaram suas contribuições ao encontro, que encerrou na última sexta (12).

Representando o Legislativo maranhense, participaram os deputados Júnior Verde (PRB), Paulo Neto (PSDC), César Pires (DEM), Levi Pontes (SD), Rigo Teles (PV), Edilázio Júnior PV), Wellington do Curso (PPS), Hemetério Weba (PV) e Rafael Leitoa (PDT).

Também participaram da programação o diretor-geral, Carlos Alberto Martins, e os diretores de Comunicação da Casa, Carlos Alberto Oliveira, e de Recursos Humanos, Carlos Eduardo Ribeiro, além da chefe de Cerimonial, Aristéia Machado, e do diretor da Mesa, Bráulio Martins.