terça-feira, 11 de agosto de 2015

Assembleia Legislativa discute PL do Executivo sobre Instituo de Defesa do Consumidor 
 
Agencia Assembleia

O Projeto de Lei nº 172/2015, de iniciativa do Poder Executivo, encontra-se na fase de recebimento de emendas na Assembleia. O Projeto dispõe sobre a criação do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado do Maranhão (PROCON/MA).

Propõe o referido projeto que o PROCON/MA seja uma autarquia com personalidade jurídica de direito público, vinculada à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), dotado de autonomia administrativa e financeira. Tem como objetivos a elaboração e a execução da política estadual de proteção e defesa do consumidor, atendidas as diretrizes da política nacional das relações de consumo.

O Instituto proposto fica autorizado a celebrar convênios com os Municípios do Estado destinados ao estabelecimento de Programas de Proteção e Defesa do Consumidor, com vistas ao cumprimento das disposições do Código de Defesa do Consumidor, da Lei Federal Delegada nº 4, de 26 de setembro de 1962, e das demais normas legais e regulamentares pertinentes.

O PROCON/MA terá uma Diretoria, órgão executivo do Instituto, integrada por um Presidente e por duas Diretorias, todos nomeados pelo governador, cujas atribuições serão fixadas no Estatuto do órgão.

Em caso de aprovação do Projeto de Lei, fica extinta a Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON/MA, da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, organizada pela Lei nº 9.377, de 17 de maio de 2011.