segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Independência do Brasil: conheça a historia por trás do feriado 

Foto: Reprodução/Internet
Por ser um dia de descanso para grande parte dos trabalhadores brasileiros, muito se fala sobre o feriado da Independência do Brasil. Mas, você realmente sabe o que este dia significa para nossa história? Basicamente ele celebra nossa libertação do reino de Portugal.

Antes de isso acontecer, a corte portuguesa veio o país para se refugiar de uma invasão francesa. Com isso, o Brasil sofreu uma série de transformações econômicas, sociais e políticas. Entre elas se destaca a mudança da condição de colônia para reino unido com Portugal.

Em 1820, uma revolução eclodiu na metrópole e família real foi obrigada a voltar. Mas, antes de sair, o então príncipe-regente deixou seu filho Pedro I como sucessor. Mais tarde, pressionado a voltar para sua pátria de origem e deixar o Brasil novamente na condição colonial, Pedro foi contra as ordens da corte portuguesa e continuou no Brasil. A partir daí o novo regente começou pensar em romper o vínculo entre as nações.

A separação só aconteceu depois de muitos combates, onde tropas coloniais portuguesas lutaram contra os fieis da coroa. Em um desses combates aconteceu o “Grito do Ipiranga”, episódio protagonizado por Pedro, no dia sete de setembro de 1822, que emancipou o Brasil de Portugal.

Tal acontecimento é de grande significância para nossa nação que se tornou feriado nacional. Na ocasião, ocorrem desfiles nas ruas e festas para celebrar o patriotismo brasileiro