quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Sem sair do Brasil, Pres. da CBF nomeia filho de Sarney para reuniões da CONMEBOL 

O Globo

O presidente da CBF, Marco Polo Del Nero (foto), nomeou Fernando Sarney, um de seus vices, para representá-los em reuniões da Conmebol. O filho do ex-presidente José Sarney, que já o havia substituído num encontro do comitê executivo da entidade, em Assunção no dia 25 de agosto vai participar de outra reunião, nesta quinta-feira, para discutir a realização da Copa América Centenário, nos Estados Unidos, em 2016. Sem sair do Brasil desde que José Maria Marin e outros seis dirigentes da Fifa foram presos por envolvimento num suposto esquema de corrupção, no fim de maio, Del Nero não compareceu à Copa América do Chile tampouco aos últimos amistosos da seleção brasileira.

Na manhã desta quinta-feira, durante o Fórum Nacional do Esporte, num hotel em São Paulo, Walter Feldman, secretário-geral da CBF, justificou a decisão do mandatário:

- Desde que aconteceram os episódios na Suíça, o presidente definiu que ele se dedicaria ao Brasil. Particularmente, depois da instalação da CPI e da MP do Futebol, ele falou que não sairia antes que as questões estivessem esclarecidas, pelo menos muito bem encaminhadas. É o que ele tem feito. Em atividades internacionais, ele tem mandado representantes.

De acordo com Feldman, Del Nero também não deve viajar para Zurique, na Suíça, onde ocorre uma reunião do Comitê Executivo da Fifa no fim do mês. Nesse encontro, entretanto, ele não pode indicar ninguém para substitui-lo. As ausências fortalecem a articulação de integrantes da Conmebol para a exclusão do brasileiro como representante da entidade sul-americana.

- Acredito que a lógica será a mesma. Ele deve continuar no Brasil até a solução dos problemas mais candentes do encaminhamento da documentação, do depoimento em relação à CPI. Hoje, ele está totalmente dedicado ao futebol brasileiro - disse Feldman.