quarta-feira, 9 de setembro de 2015

O fim do voto secreto...


O fim da votação escondida será um divisor de aguas no legislativo municipal. O fim do voto secreto para quaisquer assunto, principalmente o da escolha do presidente e demais membros da Mesa Diretora, na Casa de Leis caxiense será  decidido no plenário na sessão desta quarta-feira.

Na sessão anterior, quarta-feira (02), os vereadores começaram a debater o assunto no plenário e também houve manifestação da UJS, se foi mandada ou não por alguém, mas teve, na galeria da Casa, em favor da extinção do voto secreto.

Se for aprovado o fim do voto secreto, a decisão irá fazer com que os vereadores de Caxias, fiquem proibidos de esconder seus votos em urnas,  e terão que expor as suas ideias diante da população, imprensa e sociedade em geral. Terão que fazê-las diante de todos os assuntos discutidos na Câmara. Até então, por força da própria lei,os vereadores eram obrigados a recorrerem ao voto secreto, algumas das discussões consideradas muito importantes, em plenário. 

A realidade é que em todo o território nacional, vereadores sem personalidade, fazem verdadeiras barganhas políticas, escondendo suas opiniões através do voto secreto.

Fica a pergunta: Quem vai votar contra o voto secreto na Casa do Povo??