segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Deputados participam da posse do Conselho Consultivo do Fundo Estadual de Combate ao Câncer
Agencia Assembleia


Os membros do Conselho Consultivo do Fundo Estadual de Combate ao Câncer foram empossados pelo governador Flavio Dino (PCdoB) na ultima quinta-feira (15), em uma solenidade que aconteceu no Salão de Atos do Palácio dos Leões, sede do Executivo Estadual. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT) e outros deputados estaduais prestigiaram a posse dos conselheiros, consolidando mais um passo para a melhoria do Sistema de Saúde do Maranhão.

O Fundo de Combate ao Câncer foi regulamentado pela Assembleia Legislativa em novembro de 2014, por meio de Projeto de Lei de autoria do deputado Eduardo Braide (PMN). De acordo com o texto, 5% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) arrecadado com as vendas de cigarros e derivados do tabaco e 3% da comercialização de bebidas alcoólicas serão destinados ao fundo.

“O Maranhão se torna agora um farol para todo o país, pois esse é o primeiro fundo especificamente voltado para o tratamento de câncer. Vale frisar que esse é um projeto da AL e essa emenda constitucional foi promulgada em 2011, se passaram quatro anos que ela poderia ter sido usada, mas não foi”, ressaltou Eduardo Braide.

O parlamentar também explicou que o fundo se manterá por meio de doações, repasses, transferências de pessoas físicas ou jurídicas – nacional ou internacional –, verbas de convênio e quaisquer outras destinações que venham a colaborar com o fundo. “Essa é uma luta que precisa ser de todos”, completou o deputado.

Os dez conselheiros (cinco titulares e cinco suplentes) foram empossados para o mandato de dois anos. Eles são representantes de órgãos estaduais como a Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento; o Ministério Público do Maranhão; o Conselho Regional de Medicina; e a Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer. O titular do conselho é o secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco.

O presidente da Assembleia, deputado Humberto Coutinho, fez questão de acompanhar o ato de posse dos novos conselheiros. Ele destacou a sua satisfação tanto como médico, quanto como parlamentar, em ver a concretização de uma iniciativa que só tem a beneficiar a população maranhense.

“Há uma dificuldade muito grande para esse tratamento no Maranhão. Hoje, com esse decreto, que terá recursos próprios, vamos ter condições de ampliar a oferta desse tratamento, para aliviarmos o sofrimento dessa doença que acomete muitas pessoas”, assinalou Humberto Coutinho.

DEPUTADOS PRESENTES
Humberto Coutinho (PDT); Eduardo Braide (PMN); Othelino Neto (PCdoB); Rafael Leitoa (PDT); Professor Marco Aurélio (PCdoB); Fábio Braga (PTdoB); Antônio Pereira (DEM); Toca Serra (PTC); Valéria Macedo (PDT); Rogério Cafeteira (PSC); Fábio Macedo (PDT); Vinicius Louro (PR); Cristovam Filho (PSL); Levi Pontes (SD); Zé Inácio (PT).