segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Mutirão Rosa atende centenas de mulheres na Praça do Panteon 


A Prefeitura de Caxias, através da Secretaria de Políticas para as Mulheres e em parceria com o Governo do Estado, realizou nesta segunda-feira (19) o Mutirão Rosa, na Praça do Pantheon. O evento se estende até terça-feira (20), às 18h. Centenas de mulheres participaram dos atendimentos.

Estão sendo oferecidos exames de mamografia; citológicos e papanicolau; ultrassonografia mamária; teste de glaucoma; emissão do cartão SUS e marcação de exames; vacinação; distribuição de medicamento; fisioterapia; oftalmologia; palestra sobre câncer de mama; ouvidoria da mulher; nutricionista; saúde bucal; planejamento familiar; e distribuição de preservativos.

“Nossa meta é melhorar a cada ano. Este ano, graças ao Governo Estadual, recebemos duas carretas, que disponibilizam serviços de mamografias. A estimativa é atender 60 mulheres por dia. O resultado do exame sairá em dois dias e a atendida poderá receber o resultado no Centro de Especialidade em Assistência Materno Infantil (Ceami)”, disse a secretária de Políticas para as Mulheres, Liana Coutinho.


 Prevenção é tudo 

A dona de casa Marinalva de Oliveira, que foi atendida pelo mutirão, estava há um ano sem fazer exames e viu no evento uma boa oportunidade de pôr a prevenção em dia. "Um exame que iria pagar, agora, estou fazendo de graça. Esta campanha é bastante importante para nós mulheres. Estou muito feliz”.

O prefeito Leo Coutinho destacou a do apoio do Governo do Estado. “O Outubro Rosa tem vários momentos. Esta é a fase que disponibilizamos à sociedade vários atendimentos. Gostaria de parabenizar a Secretária de Políticas para as Mulheres pela belíssima campanha e ao Governo do Estado, que está nos apoiando incondicionalmente para que este ano".


A ex-deputada e madrinha da campanha, Cleide Coutinho, também fez questão de agradecer o apoio do governo estadual. "Este é um momento de conscientização do combate ao câncer de mama. Estaremos disponibilizando os exames efetivos para detectar esse mal. E isso só é possível graças à parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Caxias”.

Saiba mais

Durante o evento, a entidade Amigos na Luta Contra o Câncer (Anlucc) e equipe de voluntários farão exposição de camisetas da campanha de prevenção ao câncer de mama. O produto poderá ser adquirido por R$ 18. A arrecadação será destinada aos pacientes de da instituição.

A campanha Outubro Rosa 2015 será encerrada dia 31 com shows das cantoras Tori Huang e Wanessa Camargo, na avenida Senador Alexandre Costa.

as informações são da ASCOM