quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Agritec: Caxias vira a capital do agronegócio do Leste Maranhense 

Dezenas de caravanas das cidades do Leste Maranhense estiveram presentes na abertura oficial da II Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec) em Caxias, na tarde desta quarta-feira (11), no Parque da Cidade. Entre as autoridades que também marcaram presença no evento, o prefeito Leo Coutinho, o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Humberto Coutinho, o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, e o governador Flávio Dino.


Logo na chegada, Leo Coutinho, Humberto Coutinho e Flávio Dino fizeram questão de visitar os stands da feira. O evento conta com exposição e comercialização de produtos da Agricultura Familiar, exposição de animais de pequeno porte nas “vitrines vivas”, meliponicultura, piscicultura e Sistecs, convergindo para o fortalecimento da identidade dos grupos produtivos locais.


Segundo o prefeito Leo Coutinho, a feira é resultado do reconhecimento de um projeto ousado. “Estou feliz por nossa ideia servir de modelo para todo o Maranhão. Quero parabenizar nossos parceiros, em especial a Flávio Dino que, mesmo diante desse ano difícil para todos os governadores, destinou recursos para esses eventos por acreditar no grande potencial do homem do campo maranhense”.

“Nós acreditamos que a produção ao lado da capacitação, da informação e da tecnologia são essenciais para que nós possamos ter indicadores socioeconômicos melhores”, frisou o governador Flávio Dino na solenidade de abertura.


 Saiba mais

Em 2014, a Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia foi promovida pela primeira vez na cidade de Caxias a partir de uma ideia conjunta da Embrapa, do Sindicato Rural de Caxias e da Prefeitura de Caxias. Em 2015, agora com apoio do Governo do Estado, a programação acontece em quatro cidades: São Bento, Açailândia, Caxias e Bacabal. Para o secretário de Agricultura de Caxias, Manoel Silveira, um dos idealizadores do projeto, “a expansão das Agritecs no Maranhão mostra a efetividade e importância da feira para o agricultor rural”.


Ainda no ato solene, foi feita a assinatura do termo de entrega de kits de irrigação e de aviário às comunidades quilombolas Soledade e Usina Velha, do município de Caxias, beneficiando 70 famílias.

A feira contempla agricultores de mais de 20 municípios do Leste Maranhense.

as informações são da ASCOM