quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Humberto Coutinho se reúne com dirigentes da Associação dos Criadores do Maranhão 

Agência Assembleia

O presidente da Assembleia, deputado Humberto Coutinho (PDT) recebeu no gabinete da Presidência, na tarde desta terça-feira (10), o presidente e o vice-presidente da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (ASCEM), respectivamente, José Assub Neto e Iêdo Lobão.
 
 A pauta da reunião contemplou a questão da decretação de Estado de Emergência no Maranhão, em razão das constantes queimadas que vêm ocorrendo nas pastagens, o apoio para a realização da Expoema 2016, em comemoração aos 60 anos de realização deste evento, e a compra de milho, com preço mais em conta, junto à Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

Segundo José Assub, os criadores maranhenses têm sofrido muitos prejuízos por causas da estiagem e as constantes queimadas ocorridas em todas as regiões do Estado do Maranhão, principalmente da região do Itapecuru “Já temos produtores quer perderam mais de 70 cabeças de gado devido à prolongada estiagem e às queimadas. A situação está preocupante e precisamos contar com o apoio do poder público para atenuar os prejuízos que os produtores estão tendo”, revelou.

“Já encaminhamos ofício ao governador do Estado alertando para essa preocupante situação e sugerindo providências, uma delas seria a decretação do Estado de Emergência por parte do Governo do Estado, uma vez que permitiria renegociar os empréstimos dos produtores junto aos bancos e a aquisição do milho por um preço mais em conta. Viemos pedir também o apoio da Assembleia Legislativa”, esclareceu José Assub.

Expoema 2016  

O presidente da ASCEM pediu também apoio ao presidente da Assembleia para a realização da Expoema 2016, cujo projeto já está pronto e será encaminhado à Assembleia Legislativa. “É nossa intenção fazermos da Expoema 2016, que comemora 60 anos, um evento diferente, mais atrativo e com inovações como, por exemplo, a Exposição do Jovem Cientista do Campo e as Feiras dos Municípios”, ressaltou.

De acordo com José Assub, a Expoema 2016 está sendo planejada para ser uma das maiores já realizadas ao longo desses 60 anos. “Queremos fazer uma Expoema 2016 digna de sua longa trajetória e para ficar marcada na memória de todos. Nesta edição especial de 60 anos, pretendemos lançar o livro sobre a história da pecuária do Maranhão”