segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Procissão do mastro abre festividades alusivas a São Sebastião

Fiéis da Igreja Católica de Caxias, participaram neste domingo (10) de um dos mais tradicionais ritos religiosos do município. Trata-se da “Festa do Mastro”. É um evento de mais de meio século, que anuncia a abertura das festividades alusivas a São Sebastião.

Transformada numa procissão, a Festa do Mastro aconteceu depois das 15h, quando centenas de devotos e católicos, trouxeram o tronco, de mais de 20 metros, que foi cortado na reserva ecológica do Inhamum, de onde veio sobre os ombros de dezenas de pessoas, entre eles aqueles mais devotos, e outros jovens, que iniciam essa peregrinação de fé, ao santo, que tem sua história marcada na cidade.



O percurso do Inhamum até o Largo de São Sebastião foi de quase 10 quilômetros, e todos seguiram pela MA 127, até se infiltrar pelas ruas do centro da cidade, toda peregrinação terminou em frente à Capela de São Sebastião. Culminando com toda cerimônia, foi fincado o mastro, e logo a bandeira do santo.


Carlos Alberto (foto), que há mais de 20 anos, participa da festa, é um dos fiéis mais animados. Faz questão de ficar de frente na hora que vão conduzindo o mastro. Ele disse que pretende viver a emoção da festa do levantamento do mastro de São Sebastião por muitos anos.


O levantamento do mastro se deu, após um trabalho em equipe para providenciar o guindaste, sob os aplausos, e com o hino de São Sebastião, o trabalho foi concluído. Dona Rita, moradora antiga, disse que hoje têm 65 anos, e desde muito pequena, já participava da festa, muito feliz e sorridente, disse que está há quase 50 anos, que participa desse momento, mas disse que a cada ano, uma emoção diferente, ela vive.

Os festejos de São Sebastião se estendem até o dia 20 de janeiro. A Banda Lira Municipal também participou.

O prefeito Léo Coutinho esteve pela manhã na reserva ecológica do Inhamum cumprimentou os fiéis e também aqueles que vão somente participar do evento religioso, com seus paredões de som ensurdecedores, que nada tem a ver com devoção e religiosidade a São Sebastião.