quinta-feira, 3 de março de 2016

Antecipação da Eleição para presidente da Assembleia Legislativa é aprovada em 1º turno   


Depois das composições dos novos blocos parlamentares, das formações das comissões técnicas e definições dos respectivos presidentes, os deputados estaduais já começam a debater mais intensamente sobre a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2017/2018.

Nesta quinta-feira (03), já foi aprovado em primeiro turno o Projeto de Resolução 001/2016, de autoria do deputado Ricardo Rios, que prevê a modificação no Regimento Interno da Assembleia, possibilitando assim a antecipação da eleição da Mesa Diretora.

A antecipação da eleição voltou a ser quase uma unanimidade, tanto que a aprovação se deu sem nenhuma discussão, pelo menos nesse primeiro momento. O Projeto de Resolução ainda será apreciado em segundo turno, muito provavelmente dentro da primeira quinzena de março. A eleição também deve acontecer neste terceiro mês do ano.

Nos bastidores as negociações estão a todo vapor e a expectativa é que o consenso possa prevalecer e a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2017/2018 seja transformada em aclamação.

As reeleições de Humberto Coutinho (presidência) e Othelino Neto (vice-presidência) estão praticamente asseguradas, até mesmo pelo fato de ser um “pedido” do Palácio dos Leões ao próprios deputados governistas, maioria absoluta na Assembleia.

A principal dúvida é com relação a divisão, entre os blocos parlamentares, dos nove cargos da Mesa Diretora. O principal questionamento é se o PV conseguirá novamente articular e ter um cargo na Mesa Diretora.

A tendência é que o Blocão do Governo fique com cinco cargos na Mesa Diretora. Já o Bloco União Parlamentar deve ficar com duas ou três vagas na Mesa. Para a Oposição deve sobrar uma ou duas vagas. Se for apenas uma, essa vaga será do Bloco Parlamentar de Oposição, mas se forem duas, o PV, mesmo sem ser oficialmente um bloco, será novamente agraciado.

Blog do Jorge Aragão