quarta-feira, 18 de maio de 2016

Lideres querem saída de Waldir Maranhão 


O líder do PTB, Jovair Arantes (GO), afirmou há pouco que considerou boa a reunião de líderes realizada nesta manhã e afirmou que os partidos estão dispostos a votar as quatro Medidas Provisórias que trancam a pauta de votações do Plenário da Câmara dos Deputados. “Dá para votar as 4 MPs hoje e liberar a pauta”, disse.
Jovair acrescentou que houve um apelo para que o presidente em exercício da Câmara, deputado Waldir Maranhão, se afaste da condução dos trabalhos do Plenário e cuide apenas da condução das reuniões de líderes e das questões administrativas da presidência da Casa.
Segundo Jovair Arantes, Maranhão ainda não respondeu. “Ele é um homem sensato e experiente. Vai saber tomar a decisão certa”. O deputado explicou que o pedido foi feito devido à hostilidade de vários deputados contra o presidente em exercício.
O líder do PTB também negou que o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha, tenha participado da indicação do deputado Andre Moura (PSC-SE) ao cargo de líder do governo na Casa. “Ele não foi indicado por Eduardo Cunha. O Cunha está na dele”, afirmou.
O líder do PSD, deputado Rogério Rosso (DF), também reafirmou que não há definição sobre quem irá comandar as votações hoje. Ele afirmou que, regimentalmente, o primeiro-vice-presidente tem a prerrogativa de conduzir os trabalhos, mas, politicamente, há uma dificuldade de alguns parlamentares em relação a Waldir Maranhão. No entanto, Rosso frisou que ninguém pediu a renúncia do presidente em exercício.
O presidente em exercício, Waldir Maranhão, ainda não se pronunciou sobre o que foi decidido na reunião de líderes. Ontem (17), ao ser questionado sobre as críticas que está sofrendo, Maranhão afirmou que isso faz parte da democracia.
Os líderes do PPS e do DEM não participaram da reunião.