sexta-feira, 31 de outubro de 2025

 Operação Falseta combate circulação de moeda falsa no Maranhão 

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (31), no Maranhão, a Operação Falseta, com o objetivo de combater a aquisição e introdução em circulação de moeda falsa no estado.

A ação resultou no cumprimento de três mandados de busca e apreensão e quebras de dados telemáticos nas residências dos investigados, localizadas nos municípios de Caxias e Codó, no Maranhão.

As investigações em curso indicam que três indivíduos estariam envolvidos na aquisição de cédulas falsificadas e de papel-moeda para a eventual confecção de documentos falsos.

Se confirmada a hipótese criminal, os investigados poderão responder, dentre outros, pelos crimes de adquirir, introduzir em circulação e/ou falsificar moeda (papel moeda).

Fonte: PF

 Nota de Utilidade Pública 


O proprietário da Hillux (foto acima), cor prata, informa o desaparecimento da placa do veículo no seguinte trajeto: entre o Supermercado Carvalho, Avenida Getúlio Vargas, bairros Três Corações, Cangalheiro, Volta Redonda e Itapecuruzinho, em Caxias - MA.

Quem encontrar a placa pode entregá-la na Farmácia Cardoso, localizada na Praça do Panteon, nº 517, Centro, Caxias - MA.

 Governo investe em tecnologia e valorização para fortalecer ação dos Agentes de Saúde 

Nesta quinta-feira (30), o governador Carlos Brandão participou da solenidade “Cuidar de Todos: reconhecimento e inovação para os Agentes Comunitários de Saúde”, que homenageou o papel fundamental desses profissionais na linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS).

A cerimônia contou com a presença da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale, do secretário de Estado de Saúde, Tiago Fernandes, do secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, entre outras autoridades.

Durante o evento, o governador Carlos Brandão entregou aos agentes tablets e novos kits de fardamento, além de assinar a alteração da Lei nº 12.042/2023, que institui uma premiação para municípios com objetivo de valorizar e reconhecer os profissionais que atendem diretamente na Atenção Primária, além de ampliar o uso de tecnologia para fortalecer a integração de dados e o planejamento das ações de saúde em todo o estado.

Nós estabelecemos algumas metas que, ao serem cumpridas, iremos reconhecer e premiar os agentes e municípios. Isso é muito importante porque as pessoas se sentem valorizadas. É fundamental a participação dos prefeitos, pois a saúde é um desafio de todos nós”.

O presidente do Sindicato de Trabalhadores de Controle do Estado do Maranhão, Jordel Lima, elogiou a iniciativa. “Esse momento é muito importante para fortalecer cada vez mais a Atenção Primária. Esse recurso é fundamental tanto para os municípios quanto para os agentes”.

Atualmente, o Maranhão conta com 16.303 agentes comunitários de saúde e 2.200 agentes de combate às endemias, além de 2.675 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e de 1.872 equipes de Saúde Bucal.

Para o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, o investimento em tecnologia torna-se um estímulo para a atuação destes profissionais. “Eles são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde com a saúde preventiva que realizam nas casas, conversando com a população, identificando gestantes que precisam fazer pré-natal, crianças que precisam ser vacinadas e com hipertensos e diabéticos. Dessa forma, conseguimos reduzir a sobrecarga no sistema de saúde, nos hospitais e valorizamos esses profissionais”, destacou.

O Programa Cuidar de Todos foi lançado em 2023 com o objetivo de fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS), por meio da parceria entre o Governo do Estado e municípios, visando melhorar os resultados no enfrentamento dos problemas de saúde prioritários do estado. Desde sua implantação, o programa tem contribuído para a melhoria dos indicadores prioritários de saúde pública e já levou equipamentos e kits de saúde bucal a todas as Unidades de Saúde da Família do estado.

A nova etapa para 2026 terá como foco o aumento da proporção de gestantes com sete consultas de pré-natal, ampliação da cobertura vacinal em crianças menores de um ano e redução das internações por condições sensíveis à Atenção Primária.

A agente de saúde de Anapurus, Laurita de Sousa, elogiou a importância do reconhecimento feita pelo Governo do Maranhão. “Nesse momento, nos sentimos de fato reconhecidos. Estamos na era tecnológica, os tablets vão facilitar nosso trabalho e dar mais rapidez e o fardamento é importante para o reconhecimento junto à comunidade”, comemorou.

Os compromissos firmados na solenidade marcam o compromisso do Governo do Maranhão em inovar e investir em políticas públicas voltadas à valorização e à qualificação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, com ações que incluem capacitação, fornecimento de equipamentos, premiações e melhorias nas condições de trabalho.