sábado, 13 de maio de 2017

Calouros do curso de Medicina da UESPI participam da Cerimônia do Jaleco


Os calouros do curso de Medicina da Faculdade de Ciência Médicas (FACIME) da Universidade Estadual do Piaui (UESPI) participaram, na noite desta sexta-feira (12) da Cerimônia do Jaleco, evento que marcou o inicio do ano letivo.

Durante a Cerimônia, os jalecos foram vestidos pelos pais e, em seguida, foi realizado um juramento. De acordo com o diretor do CRM-PI, o jaleco é o símbolo da área da saúde e, nesta cerimônia, os calouros puderam se introduzir ainda mais no curso. “O jaleco é o símbolo que ele (estudante) vai usar no seu dia-a-dia, nas suas atividades práticas. Isso faz com que estes alunos possam ter uma noção maior de pertencimento e de responsabilidade maior para com seu paciente”, ressaltou o diretor.

Para a professora Ilma enfatizou sobre a Cerimônia do Jaleco. “A partir de hoje vocês fazem esta passagem do ensino médio para a Universidade. Vocês, que abdicaram de muitas festas e passeios para alcançar essa meta, esse sonho de entrar em uma universidade pública, sejam todos bem vindos”.


Após o juramento, os calouros foram convidados para se reunir em frente ao palco, onde se encontravam os coordenadores de curso. Eles se confraternizaram e fizeram muitos pais se emocionarem. “É um sonho realizado. O sonho dela sempre foi ser médica. Minha neta acredita este seja o melhor curso. Está empenhada em ser uma excelente médica, sonha em ser uma pessoa que cuida”, afirmou Leonor Lima, avó de Luciane Martins, caloura de Medicina.

A caloura Luciane Martins falando na Cerimônia do Jaleco da UESPI
“Eu espero adquirir muito mais compaixão em Medicina, porque Medicina é isso, é lidar com vidas. Espero conseguir um conhecimento incrível porque a UESPI é maravilhosa. Esta cerimônia é um ritual onde eu vejo todo o meu esforço recompensado. Foi muita luta, muitas noites mal dormidas, muitas horas no GEO Vestibulares me preparando em Caxias, mas tudo valeu a pena no final. É a Medicina que escolhe a gente”, garantiu a caxiense Luciane, aprovada em primeiro lugar no curso, categoria cotista.

A Cerimônia do Jaleco aconteceu no auditório do CRM (Conselho Regional de Medicina) do Piaui, localizado no bairro do Ilhotas. 

Em tempo

Como editor do Blog, parabenizo a caloura Luciane Martins e  os demais calouros. Minha filha é o maior orgulho que eu tenho na minha vida. Quero parabenizar também e fazer um agradecimento especial aos professores da U. E. João Lisboa, da Escola Thales Ribeiro e do GEO Vestibulares, tem ainda a direção da Escolinha São Luis, onde Luciane aprendeu a ler e escrever. Muito obrigado a todos os professores das unidades de ensino citadas, que foram os principais alicerces da carreira da futura médica caxiense.