sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Enquanto estados agonizam para pagar 13º, Flavio Dino anuncia pagamento de dezembro  


A crise econômica e política nacional atingiu em cheio os estados brasileiros. Aqueles que não possuem uma gestão eficiente estão tendo sérias dificuldades até mesmo para honrar os salários dos servidores. No Maranhão a realidade é completamente diferente do resto do país, e o governo anunciou que pagará o vencimento de dezembro amanhã, antes do Natal. O 13º foi pago desde o último dia 20.
Por meio das redes sociais, Flávio Dino garantiu que o salário de dezembro dos servidores estaduais estará na conta amanhã, dia 23, portanto, antes do Natal como prometido por ele. O esforço feito pelo governo do Maranhão demonstra a eficiente gestão de Dino, reconhecida por órgãos nacionais como exemplo de equilíbrio fiscal.
Só para se ter uma ideia comparativa, o Rio de Janeiro começou a pagar o salário do mês de outubro dos servidores estaduais agora, além do 13º de 2016. Isso mesmo, do ano passado. Os vencimentos dos meses de novembro e dezembro dos cariocas estão completamente sem previsão de serem pagos.
No Rio Grande do Sul e em Sergipe, o 13º será pago somente por meio de empréstimo pessoal. A situação é pior em estados como Rio Grande do Norte, Tocantins e Minas Gerais, em que não existe nenhuma previsão para a quitação do 13º dos servidores.
Na contramão de todos os estados está o Maranhão. Símbolo de pobreza no passado, a competente gestão do governador Flávio Dino tem alçado o estado ao patamar de exemplo em tempos de crise.