terça-feira, 26 de junho de 2018

IFMA/Caxias comemora Dia do Químico com uma serie de atividades 

O Dia do Químico no Brasil foi comemorado na ultima segunda-feira (18). E, como forma de homenagear professores e demais profissionais da área, o professor Leonardo José Brandão Lima, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, promoveu três dias de atividades. A programação envolveu estudantes do ensino médio e da educação superior e contou com palestras, exposições de banner e linha do tempo sobre a história da química. Leonardo Brandão explica que a data foi definida através da Lei nº 2800/56, que regulamentou a profissão de químico no país. “O IFMA Campus Caxias possui os cursos técnico e superior em Química, então, temos motivos para comemorar essa data”, salientou.


No primeiro dia, estudantes do curso técnico em Agroindústria realizaram exposição de banners que abordaram temáticas da química no cotidiano. “Temas como óleos e gorduras do babaçu e seus derivados, produção de cerveja em Caxias, produção de álcool no Brasil, com uma atenção para produção de Aldeias Altas e os transgênicos na produção agrícola do Brasil foram alguns dos temas abordados”, destaca Leonardo Brandão.
No dia seguinte, as alunas Moara Machado Costa, do curso de licenciatura em Química, e Maria da Conceição Borges dos Santos, do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, proferiram uma palestra sobre a produção do biodiesel, abordando do inventor aos dias atuais. “A palestra foi organizada na disciplina de Química Orgânica com o professor Leonardo. Procuramos abordar essa temática por ser um assunto de grande importância que a química pode trazer para a natureza. O biodiesel vem melhorando cada vez mais o meio ambiente. Sabemos que tudo tem suas vantagens e desvantagens, e procuramos mostrar aqui também”, frisou Moara, acrescentando que as atividades relacionadas ao dia do químico foram uma grande oportunidade para expor a temática para os estudantes da Instituição.

Na quinta-feira (21), o químico Carlos Benedito Maciel proferiu palestra sobre a revitalização do Rio Itapecuru seus afluentes e subafluentes. “Como presidente da Fundação Rio Itapecuru (FURI), sinto-me honrado em participar desse tipo ação. Aqui falamos sobre tudo, mas sempre destacando importância do cuidado com o rio”, frisou Carlos Maciel. No mesmo dia, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a história da química em uma linha do tempo. “Foram destacados 27 períodos da história da química, desde dos egípcios ao Bóson de Higgs”, explica Leonardo Brandão.

O evento foi finalizado com o plantio de ipês. Participaram do ato o diretor-geral, João da Paixão Soares, estudantes de Ciências Biológicas, Leonardo Brandão e o Carlos Maciel. “Algumas vezes, ouvimos aluno dizer que odeio química ou que química é muito difícil. Mas eventos como os promovidos pelo professor Leonardo destacam que a química realmente faz parte do cotidiano. Além disso, essas atividades despertam a paixão por essa área do conhecimento, como podemos perceber pela expressiva participação dos alunos”, comentou o diretor-geral. “Nossa intenção foi aproximar ainda mais a química dos nossos alunos e servidores. Tivemos uma riqueza de interação através das diversas atividades”, comemorou o professor Brandão.
IFMA/Caxias