terça-feira, 26 de junho de 2018

Maranhenses devem escolher 4 novos suplentes de senador  

Clóvis Fecury, Lobão Filho e Catulé Junior serão os primeiros suplentes dos
pré-candidatos Sarney Filho, Lobão e Zé Reinaldo  
Com a consolidação das principais vagas nas chapas majoritárias dos grupos políticos maranhenses, a suplência de senadores passou a ser o alvo da cobiça dos partidos (e políticos) a ser definida até as convenções partidárias. Mesmo sendo considerada uma vaga "menor", a suplência é de extrema importância e pode gerar a ascensão de políticos.

Os substitutos não recebem salários ou remunerações enquanto estão ocupando o "cargo" de suplente. Pela regra, um suplente só deve ser convocado se a previsão de afastamento do titular for superior a quatro meses.

Devido a esta importância, as vagas de suplentes devem ser "calmantes" para os partidos menos favorecidos nas chapas majoritárias dos pré-candidatos ao Senado nos diversos grupos das eleições no Maranhão.

A confirmação de Eliziane Gama (PPS) e Weverton Rocha (PDT) como nomes firmes para o Senado no grupo do governador Flávio Dino (PCdoB), por exemplo, fez com que outros partidos da aliança reclamassem e reivindicassem mais espaço em sua composição.

Portanto, as quatro vagas de suplentes devem servir como apaziguadoras dos ânimos. Partidos como DEM, PP, PR e PT são os principais candidatos a ganhar uma suplência. Este último é o mais exaltado nas reclamações nos últimos meses e insiste na tentativa de emplacar um pré-candidato ao Senado, mas deve acabar aceitando o banco de reservas.

No grupo de Roseana Sarney (MDB), apenas um nome foi confirmado como suplente, que é o de Clóvis Fecury (PSD), que já ocupa o "cargo" sob o mandato do senador João Alberto (MDB) e será o suplente de Sarney Filho (PV). O outro pré-candidato ao Senado, Edison Lobão (MDB), ainda não anunciou os seus suplentes, mas a tendência é manter o seu filho, Edinho Lobão, e depois escolher um substituto para Pastor Bel (PSDC), que será pré-candidato.

Pelos lados do PSDB, apenas Zé Reinaldo anunciou um de seus suplentes, que é Catulé Júnior, enquanto Alexandre Almeida ainda não se manifestou sobre os dele. Nas próximas semanas, os outros nomes devem ser divulgados.

Fonte: Com informações de O Imparcial