domingo, 22 de julho de 2018

Comissão Pró-UEMALESTE é recebida pelo governador Flávio Dino 


A comissão Pró UEMALESTE, formada pelos Professores Aluísio Bittencourt, Raimundo Luís Almeida, Luís Faustino, Lélis Bezerra, Maria Lúcia Aguiar, Joseane Maia e o discente do Curso de Geografia Arnaldo Rodrigues e Leandro de Sousa Silva, representante de movimento estudantil de Timon,  foi recebida na última quinta-feira pelo governador Flávio Dino, no Palácio dos Leões. Pode-se avaliar o encontro como uma etapa culminante de um longo processo iniciado em setembro de 2016, quando da criação da UEMASUL, uma vez que, tão logo foi divulgada a notícia, simpatizantes e defensores da ideia de autonomia pedagógica e financeira para o CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS começaram uma mobilização que constou de reuniões constantes, realização de um fórum para discutir com a comunidade, coleta de assinaturas em praças, reuniões com sindicatos, OAB, Lyons Club, audiências públicas em Câmaras de Vereadores de Caxias e da região (Aldeias Altas, Gov. Eug.Barros, São João do Sóter, Coelho Neto) entrega da proposta ao Presidente da Assembleia Dep.Humberto Coutinho e ao próprio governador.

De todas essas ações, somente o fórum não atingiu o objetivo proposto porque diretores dos centros de Caxias, Coelho Neto, Codó e Timon, arrebanhados pelo atual reitor, por não concordar com o pleito, trouxeram ônibus lotados de alunos que, com apitos e gritos de ordem, impediram o debate numa atitude que fere o princípio básico da democracia: o debate de ideias, inscrevendo na história da universidade um capítulo vergonhoso.

O governador e Davi Teles, titular da pasta da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), mantiveram uma conversa com a comissão altamente produtiva, na medida em que avaliaram a criação da UEMASUL como um processo exitoso e, portanto, haverá continuidade do programa de regionalização do ensino superior. O próximo passo ocorrerá em agosto, em data a ser divulgada posteriormente, com a realização de oitivas da comunidade universitária em Caxias e Timon, e realizada pelo próprio secretário.

Não fosse o período eleitoral, a criação da UEMALESTE seria uma realidade ainda neste ano, porém o sonho de independência que vem sendo alimentado há décadas.