domingo, 31 de março de 2019

Toda honra a Humberto Coutinho 



* Cesar Sabá 


Na terça-feira, dia 02 de Abril, às 11 horas da manhã, o retrato de Humberto Coutinho será colocado na galeria de ex-presidentes da Assembleia Legislativa do Maranhão. Dos que lá estarão, praticamente todos tiveram o prazer de terem conhecido o saudoso deputado, porém, poucos conheceram o ser humano Humberto Coutinho. Vou descrever em dois episódios o Humberto Coutinho que tive a satisfação de conviver e ser amigo por 20 anos. Era fim de tarde de uma segunda-feira, quando Humberto pede que eu entre. Ele falava ao telefone, estava preocupado: “Será que ainda vão ligar hoje? Fala com eles e me dá uma posição”. No que desliga o celular, pergunto: “o que houve? Ele então responde: "Um amigo meu que desde sexta-feira está dormindo a luz de velas e eu soube agora e mandei pagar a conta de energia dele”.

Um outro episódio que sempre me vem a mente, foi no dia da primeira reunião para a formação da Frente Popular Caxiense, em 2003, no Balneário Veneza, que derrotaria o grupo Marinho. Naquela noite, todos conversavam entre si quando a mesa começou a ser formada. Interessante foi que ninguém sentou na cadeira do meio, todos disputavam os assentos laterais. Ao iniciar a reunião, Humberto foi convidado a ocupar a cadeira central. Foi sentando e perguntando: “e eu vou sentar é aqui no meio”? Esse era Humberto Coutinho, líder nato, que mesmo percebendo seu potencial, nunca perdeu a humildade e o companheirismo com amigos pessoais e aliados políticos.

Também ficará para sempre na minha lembrança as conversas semanais que sempre tínhamos pelo telefone, que quase sempre varavam a madrugada. Queria saber de tudo que acontecia em Caxias, o que eu achava, qual a minha opinião. Por estas e por muitas outras razões que terça-feira, às 11 horas, estarei lá. Com certeza onde ele estiver não precisará perguntar: “por onde tu anda rapaz?”,frase com a qual ele sempre iniciava a nossa conversa. Ele merece da minha parte toda honra. Humberto Coutinho foi e continuará sendo, sem dúvida, o maior líder político de Caxias e região.