sexta-feira, 23 de abril de 2021

Memória: Assassinato do industrial Francisco Ferreira de Castro 

Francisco Ferreira de Castro - (foto acervo IHGC) 

No dia 23 de abril de 1963, há exatos 58 anos atrás a cidade de Caxias foi abalada pela notícia do bárbaro assassinato do industrial Francisco Ferreira de Castro, um dos diretores e co-proprietários, junto com os irmãos Constantino Ferreira de Castro e José Ferreira de Castro, da firma Francastro, indústria de coco babaçu e derivados. Chico Castro, como era mais conhecido, foi alvejado a tiros as 10 horas da manhã  em sua sala de trabalho localizada hoje em frente à Livraria Graúna no centro da cidade. Era filho de Elmiro Ferreira de Castro e Vicência de Sousa Lima. 

Chico Castro foi um industrial que se destacava na época pelo seu dinamismo. Quando partiu pra industria do babaçu os funcionários iam trabalhar montados em jumentos. Fez uma viagem a Europa e comprou bicicletas pra seus trabalhadores. Chico Castro tinha um projeto pra que todos seus operários tivessem casa própria e assistência medica. Era uma pessoa muito humana. Quando presidiu o Cassino Caxiense, Caxias tinha o melhor carnaval da região. 

Chico Castro morava na Rua Aarão Reis, em frente onde hoje funciona à Secretaria Municipal de Saúde,  numa bela casa já  demolida. 

Esses relatos são de pessoas que o conheceram. Foi um capitão da industria junto com Alderico Silva e outros.que Caxias tem saudade.