segunda-feira, 21 de julho de 2025

Caxias celebra a paz e a conciliação com solenidade alusiva à nova lei municipal

Na ultima sexta-feira (18), o auditório da Prefeitura de Caxias recebeu a solenidade do Dia da Paz e da Conciliação, que foi instituído pela Lei Municipal nº 2.769, de 2 de junho de 2025, de iniciativa do Poder Executivo. A lei, sancionada pelo prefeito José Gentil Rosa Neto, estabelece a celebração anual da data em 22 de julho, como parte do Calendário Oficial de Eventos do município.

O evento, realizado pelo Centro Espírita Beneficente União do Vegetal – Núcleo Portal Imensidão da Luz, foi marcado por gestos simbólicos, apresentações e pronunciamentos que reforçaram a importância da paz como valor coletivo e prática diária. A solenidade teve como inspiração a fundação da União do Vegetal (UDV), e a memória do seu fundador, José Gabriel da Costa, reconhecido por sua atuação em favor da fraternidade, da conciliação e da espiritualidade como instrumento de transformação social.

Representantes da sociedade civil, lideranças religiosas, secretarias municipais e autoridades locais estiveram presentes. A solenidade foi marcada pela entrega de laços brancos ao público, seguida da entrada simbólica das autoridades, conduzidas por crianças com cartazes com as palavras paz, união, beneficência, amor ao próximo e conciliação.

Entre os participantes, estiveram o Mestre Representante do Núcleo, Osmar Mendes; o vice-presidente do Núcleo, José Camilo; o presidente da Casa da União Matriz, Antônio Barros; e o secretário municipal de Governo, Arthur Quirino, representando o prefeito de Caxias. Também estiveram presentes o aspirante oficial Diego Macedo, do 2° BPM; o tenente Oliveira, representando a Secretaria Municipal de Segurança Pública; o tenente Esdras, do 5° BBM, entre outras autoridades.


A programação seguiu com a execução do Hino Nacional pela Banda Lira Municipal, exibição de um vídeo institucional da UDV, leitura da Lei Municipal e a apresentação dos trabalhos beneficentes realizados pela Casa da União Viva Bem.

“Como sócia da União do Vegetal, me sinto honrada em ver que os princípios que norteiam a nossa instituição estão hoje reconhecidos em forma de política pública. A Lei Municipal nº 2.769/2025 representa um grande avanço. Ela mostra que é possível transformar ideais em ações concretas, capazes de tocar vidas e inspirar mudanças. Viva a UDV! Viva o dia 22 de julho!”, frisa Sterlanna Olímpio, sócia da UDV.

A lei prevê o fomento à cultura da paz, conciliação e união, com incentivo a atividades sociais, educacionais, culturais e espirituais, como palestras, seminários, eventos esportivos e ações em escolas e comunidades.

“A importância de termos, não mais só um simbolismo, mas algo que a gente, de fato, tenha como direito. Quero parabenizar a ação do município, por meio do Executivo, com a iniciativa da lei. Será um passo inicial para a promoção de iniciativas para a construção da paz, que tanto almejamos”, destacou Arthur Quirino, o secretário municipal de Governo.

 “Para nós, é um momento de alegria e de grande importância, porque a UDV está em todos os estados brasileiros e em diversos países, e aqui em Caxias estamos celebrando essa lei que o prefeito Gentil Neto sancionou, onde nós estamos fazendo essa parceria de contribuir com a cidade e com a proposta de fazer uma paz e da conciliação entre as pessoas. É uma vitória para todos nós!”, frisa Osmar Mendes, Mestre Representante do Núcleo Portal Imensidão da Luz.

“Essa mensagem de paz e de conciliação chega no coração das pessoas pra promover o entendimento, a justiça e a conciliação, porque todos somos irmãos. Somos uma grande família universal e por que não fortalecermos os laços de amizade, amor e fraternidade através da paz e da conciliação? É um dia que sensibiliza a população para iniciativas ligadas a esse referencial de paz, tanto no governo quanto na sociedade caxiense”, destaca Antônio Barros, presidente da Casa da União Matriz.