sexta-feira, 17 de outubro de 2025

 Prefeita de São João do Sóter nomeou irmão e sobrinhas no município 

Blog do Luis Pablo


A prefeita de São João do Sóter-MA, Maria do Carmo Cavalcante Lacerda, é investigada por suposta prática de nepotismo, contratações irregulares e inchaço da folha de pagamento. O irmão da gestora, Luís Martinho Cavalcante Lacerda; e duas sobrinhas da prefeita, Keylla Lacerda Braga e Kelma Lacerda Braga, foram nomeados para cargos e funções de confiança.

Luís Cavalcante ocupa o cargo de secretário municipal de Administração, Fazenda e Infraestrutura; Keylla Braga é secretária Municipal de Saúde; e Kelma Braga exerce a função de agente de contratação. Segundo o Ministério Público do Maranhão, as nomeações do irmão e das sobrinhas da prefeita, para cargos em comissão e funções de confiança, violam, em tese, os princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa.

A 1ª Promotoria de Justiça de Caxias é responsável pela investigação. As diligências preliminares do MPMA solicitaram informações e documentos ao município de São João do Sóter para a elucidação dos fatos. No entanto, a resposta apresentada pela gestão municipal foi insuficiente e evasiva, com justificativas frágeis sobre a qualificação técnica de parentes nomeados para cargos estratégicos.

No prazo improrrogável de 15 dias, a prefeita de São João do Sóter deve enviar à Promotoria de Justiça a relação completa de todos os servidores comissionados, contratados temporariamente ou designados para funções de confiança que possuam domicílio eleitoral ou residência no município de Caxias-MA, com as respectivas datas de admissão e cargos ocupados.

A gestora municipal também deve informar como é realizada a contratação ou nomeação, bem como quais os documentos são solicitados e quais fichas são preenchidas, encaminhando de fevereiro de 2025 até a presente data; além dos currículos detalhados e comprovantes de qualificação técnica e experiência profissional.