domingo, 28 de julho de 2013

FESTEJO DE SÃO BENEDITO.

Tradicional festejo de São Benedito era realizado neste local durante décadas passadas.
Em décadas passadas quando se aproximava a chegada do mês de agosto, o caxiense se preparava para as festividades em homenagem a São Benedito. Durante muitos anos o festejo do santo - escurinho - se tornou a principal festa religiosa e atração turística de Caxias. Foi uma época vivenciada por muitos caxienses e hoje a nostalgia tomou conta de todos eles que tiveram o privilégio de participar do tradicional festejo de São Benedito.

O Largo de São Benedito (hoje Praça Vespasiano Ramos) como era chamado o local, ficava repleto de barracas, onde homens e mulheres vendiam bebidas e comidas tipicas. O parque de diversões, com as canoinhas e a roda marinha, quem não lembra com saudades desta época? Tudo apagado pelo tempo, mas continua vivo nas memórias dos mais saudosistas, que gostam de relembrar e de contar historias da maior festa religiosa de Caxias.

O comercio de vestuário se preparava com antecedência, pois pais e filhos usavam roupas novas no ultimo dia do festejo de São Benedito. Alfaiates e costureiras faziam plantão para darem conta dos serviços, pois a demanda era grande na época, ainda tem profissional do ramo da costura vivo para confirmar a história.

Os religiosos fervorosos participavam ativamente das novenas, com terços na mão e rezando, talvez, esqueceram de pedir a São Benedito que a tradição fosse prolongada por anos e mais anos. A comunidade católica ainda realiza o festejo, mas sem a intensidade e o glamour de outrora.

Após a novena, acontecia o leilão das oferendas da igreja, bolos e capões assados eram arrematados pelos fiéis, o pregoeiro das ofertas era o saudoso Aldo do Carmo, com suas galhofas, quê se tornaram uma marca registrada no evento.

No ultimo dia do festejo, milhares de fiéis lotavam a igreja e o largo de São Benedito, transitando de um lado para o outro. Era uma oportunidade de rever os amigos distantes, de confraternização, enfim, uma tradição esquecida pelo tempo e hoje marcada pela saudade daqueles que vivenciaram os anos dourados caxienses.