domingo, 6 de outubro de 2013

Greve vai continuar.


Os bancários maranhenses decidiram em assembleia continuar em greve por tempo indeterminado, após rejeitarem a nova proposta apresentada pela Fenaban na sexta-feira (04).  A paralisação nacional entra hoje no 17º dia.
A nova proposta eleva de 6,1% para 7,1% o índice de reajuste sobre os salários e para 7,5% sobre o piso salarial. A proposta mantém as regras da PLR do ano passado.
Para o presidente do Sindicato dos Bancários (SEEB-MA) José Maria Nascimento, a nova proposta dos banqueiros é rebaixada e insuficiente diante dos lucros bilionários dos bancos e dos baixos salários pagos à categoria. Ele esclareceu que o índice de 7,1% só repõe a inflação do período, representando, na verdade, apenas 0,97% de aumento nos salários dos bancários.
Segundo o presidente, a tendência é que o movimento se intensifique ainda mais na próxima semana em todo o país.  Sexta-feira (4) 11.409 agências e centros administrativos de bancos privados e públicos foram paralisados nos 26 estados e no Distrito Federal.
As principais reivindicações dos bancários maranhenses são: reajuste de 22%, PLR de 25% linear, contratação de mais bancários, combate ao assédio moral, saúde, segurança, dentre outras.