terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Comércio e serviços são alterados no feriado natalino

O calçadão da Afonso Cunha receberá hoje um grande nume-
ro de consumidores irão atrás de comprarem o presente de natal. 
Por causa do feriado de Natal, que será celebrado na quarta-feira (25), a rotina de Caxias será alterada. O comércio e os super-mercados  ampliaram seu horário de funcionamento para atender ao fluxo maior de consumidores  nas últimas semanas. Nesta véspera de Natal (24), agências bancárias, dos Correios, casas lotéricas e repartições públicas terão seus horários de funcionamento alterados. No dia 25, apenas serviços básicos de saúde, segurança e limpeza pública prestarão atendimento.
A Prefeitura de Caxias  decretou ponto facultativo nos órgãos da administração direta, indireta e autárquica. O poder executivo mantém o funcionamento dos serviços essenciais. Unidades de saúde de urgência e emergência atenderão em regime de plantão. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) não terá alterações em seu atendimento. Os serviços de limpeza pública, Guarda Municipal, fiscalização de trânsito não serão interrompidos. As escolas da rede publica  terão recesso natalino até o dia 25. 
Durante o feriado, os serviços públicos considerados essenciais garantirão o atendimento por meio de escalas de serviço ou plantão. Em órgãos e serviços públicos estaduais e federais funcionarão apenas os serviços essenciais. No caso do Estado, funcionarão os plantões das delegacias que funcionam 24 horas.
Nesta terça-feira, as agências dos Correios devem funcionar até o inicio da tarde. Casas lotéricas atenderão até as 13h, quando são encerradas as apostas, mas algumas podem estender seu horário ou manter o expediente normal. As agências bancárias terão seus horários modificados. Os serviços bancários, também, ficam disponíveis 24 horas por meio dos canais de atendimento alternativos como caixas eletrônicos e internet banking, O consumidor que tem contas a pagar (luz, telefone, água, etc.) com vencimento na data festiva poderá fazer o pagamento no primeiro dia útil após o feriado, dia 26, sem multa.
Comércio
Por causa do maior fluxo de consumidores nas lojas em busca de presentes, roupas para as festas de fim de ano e produtos natalinos, o comércio estendeu seu horário de funcionamento. Nas lojas, do calçadão da Afonso Cunha e centro de comércio popular da Princesa do Sertão, as lojas funcionam hoje até as 22h, véspera de Natal, para que o consumidor possa fazer suas compras.