quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Ministério Público do Maranhão inspeciona CCPJ do bairro Anil na capital.

Os promotores de justiça de Execuções Penais Carlos Jorge Avelar Silva e Pedro Lino Silva Curvelo vistoriaram, na manhã desta quarta-feira, 18, as dependências da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), no bairro do Anil em São Luis. Os representantes do Ministério Público do Maranhão (MP-MA) foram acompanhados por servidores da Engenharia da instituição e por oficiais do Corpo de Bombeiros.

Foto: Divulgação.
O objetivo foi averiguar as condições estruturais e de funcionamento da CCPJ. Na inspeção, segundo o promotor de justiça Pedro Lino, foram verificados problemas como superlotação, instalações físicas ineficientes, com condições precárias de iluminação, higiene e ventilação, caracterizando insalubridade. Outros aspectos observados foram as instalações elétricas improvisadas e o uso de pequenos fogões nas celas.
Foto: Divulgação.
Com capacidade máxima para 130 detentos, atualmente existem 186 homens presos no estabelecimento.
O MPMA vai aguardar os laudos da Engenharia e do Corpo de Bombeiros para tomar as medidas cabíveis. "A situação do CCPJ do Anil é semelhante à dos demais presídios de São Luís", analisou Pedro Lino.
Foto: Divulgação.
Assassinato
Também foram colhidas informações sobre a morte do detento Fábio Ramos Galvão, 22 anos, conhecido como "Ceguinho", que aconteceu nessa terça-feira (17). Ele foi encontrado, por volta das 16h30, com marcas de estrangulamento e com hematomas, numa das celas do presídio. Há informações de que a vítima integrava a facção criminosa Bonde dos 40 e, em sua ficha, há registros de tráfico de drogas e homicídio.
O assassinato de Fábio Galvão foi cometido um dia após o homicídio de quatro presos, na segunda-feira (16), no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
Os promotores de justiça Carlos Avelar e Pedro Lino requisitaram a abertura de inquérito policial para investigar a morte do preso.
fonte Imirante