terça-feira, 12 de novembro de 2013

PED PT: Monteiro vence eleição no 1º turno; oposição deve recorrer.


Com 50,3% dos votos, o presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores, Raimundo Monteiro, reelegeu-se para mais quatro anos no comando da legenda. A confirmação ocorreu ontem (11) à noite, após o fim  de apuração paralela do comitê de campanha da chapa “O Partido que Muda o Brasil”.
Após a apuração, com base nas atas de eleição, Monteiro elegeu-se com 6.098 votos (equivalentes a 50,30% do total), enquanto todos os seus 05 adversários, somados, atingiram apenas 6.026 (49,70%).
“Alguns adversários já anunciaram que irão exercitar o seu direito de impugnar e recorrer naquilo que entenderem de direito, em especial sobre as legítimas e permitidas quitações coletivas, assunto sobre o qual a Executiva Nacional do Partido já se pronunciou (atestando-as legítimas) e que não implicará em mudança no resultado democrático e soberano das urnas”, diz nota emitida pela chapa de Monteiro.
Um dos que devem recorrer é Augusto Lobato, da chapa “Resistência Petista, Augusto Lobato Presidente”.  Em entrevista ao titular do blog, ainda no domingo (10), ele disse que, o PED estava sub judice, independentemente do resultado. Segundo o petista, a Câmara Recursal Nacional vetou a inclusão de 42 municípios entre aqueles que participariam da eleição, por conta da quitação supostamente irregular de débitos dos diretórios municipais.
Dos municípios inicialmente vetados, no entanto, foi autorizada a realização do PED em quatro: Amarante, Cândido Mendes, Penalva e Peri-Mirim. Mas as secretarias nacionais de Finanças e de Organização autorizaram, em seguida, a inclusão dos demais 42 municípios na relação de aptos a realizar o pleito – em 21 deles acabou não havendo eleição mesmo.
“A eleição está sub judice. Qualquer que seja o resultado apontado na apuração de hoje [domingo], ninguém sabe o que vai dar, porque esse problema com a quitação dos diretórios municipais ainda deve ser motivo de recurso”, anunciou.
Veja como ficou a votação de cada um dos candidatos
1º – Monteiro: 6.098 votos
2º – Henrique: 2.695 votos
3º – Augusto Lobato: 1.973 votos
4º – Rodrigo Comerciário: 649 votos
5º – Mundico Teixeira: 516 votos
6º – Eri Castro: 193 votos
Blog do Gilberto Leda.