quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

“Quem ganha com ações de vandalismo e bandidagem?”


(imagem ilustrativa)
Ações de vandalismo e bandidagem que culminaram em vários ônibus queimados na capital paulista podem estar relacionados a ações políticas, segundo o especialista em administração pública da Universidade Estadual de São Paulo, Alvaro Martim Guedes.
Segundo ele o ano eleitoral em que estamos favorece este tipo de suspeita. “Quem ganha com estas ações de vandalismo e bandidagem?”, questiona. Alvaro argumenta ainda que o descontentamento da população pode ser capitalizado politicamente por um ou outro (ouça na íntegra aqui).
Ainda que seja especulação, enquanto não se identificam os culpados por lá, o questionamento pode se aplicar às várias ações criminosas já ocorridas não só no estado de São Paulo, mas também no restante do país, ainda no começo deste ano.
Fatos estes que, no Maranhão, são usados como ataques eleitoreiros, empobrecendo o debate, na tentativa de “Sarneyzar”, por exemplo, as questões sobre pobreza e segurança pública, ambos em pauta na mídia atualmente.
No fim das contas, não se apresentam soluções, mas sim o claro oportunismo em cima dos erros de atuais gestores. Apenas para ocupar o cargo que tanto almejam em 2014.
Com redação de Aline Alencar