quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Relembrando a sessão extraordinária do dia 24 de janeiro de 2013.

Mesa diretora que comandou a sessão extraordinária na
manhã de 24 de janeiro de 2013. 
Na próxima sexta-feira (24) completa um ano em que os vereadores eleitos nas eleições municipais de 2012 se reuniam pela 1ª vez no Plenário da Câmara Municipal de Caxias. Iniciavam naquela manhã do mês de janeiro, os trabalhos legislativos de 2013 em uma sessão extraordinária convocada pelo prefeito Léo Coutinho, através do oficio 001/13. 

A finalidade da convocação dos edis feita pelo chefe do Executivo, em caráter de urgência e emergência para participarem da sessão extraordinária, foi  para regulamentar e aumentar o salário do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais do 1º escalão do governo - Caxias cada vez melhor

A preocupação do prefeito Léo Coutinho em aumentar o próprio salário e dos seus principais assessores em apenas 24 dias como gestor municipal, foi o cartão de visita do descompromisso do mandatário caxiense com as demais classes dos servidores municipais, que passaram o ano inteiro de 2013 reivindicando um pequeno reajuste salarial que nunca foi concedido pelo Executivo.

Durante o pequeno expediente da sessão extraordinária do dia 24/012013, a presidente Ana Lucia franquiou a palavra e o líder do governo, Mario Assunção, sem nenhuma cerimônia, falou que a matéria colocada na pauta para votação havia sido pacificada, foi elaborada baseada nas receitas do município e, mesmo com o aumento do salário do prefeito e dos outro figurões do 1º escalão que o acompanha, a economia para os cofres públicos, acreditem se quiser, seria  algo em torno de R$.hum milhão de reais. 

Outros vereadores fizeram uso da palavra, mas preferiram não tecer comentários sobre o assunto do aumento do salário do prefeito Léo Coutinho, apenas se apresentaram, foram demagogos quando disseram que foram eleitos para defender o povo e que ninguém iria mudar o pensamento de nenhum deles. 

Exemplos da falta de compromisso da maioria dos vereadores com Caxias e os servidores municipais não faltaram ao longo dos dias do ano de 2023. Descaso administrativo e a desumanidade imperou no restante do ano, que o digam os: professores, guardas-municipais e agentes comunitários de saúde que lutaram por um reajuste salarial em vão,  o prefeito simplesmente deu as costas como resposta para suas reivindicações.

Só relembrando, e a economia de R$ hum milhão onde foi aplicada? Com a palavra o líder do governo. Pois a cidade está entregue as traças e o funcionalismo não teve um reajuste salarial em 2013.  

Dos 19 vereadores, 14 participaram da sessão em que foi aprovado o aumento do salário do prefeito, vice-prefeito e secretários. É de extrema importância  funcionários da prefeitura ficarem sabendo dos nomes de cada edil participante: Ana Lucia Ximenes; Antonio Luis; Mario Assunção; Neto do Sindicato; Benvinda; Jeronimo; irmã Nelsir; Ronaldo Chaves; Luis Lacerda; Thais Coutinho; Genival Moto Peças; Manoel da Caçamba; Elias do Gesso e Luis Carlos.