domingo, 16 de fevereiro de 2014

Horário de Verão terminou à zero hora deste domingo


Terminou à 0h deste domingo (16), o Horário Brasileiro de Verão. Com o fim da medida, os relógios dos estados do sul, sudeste e centro-oeste, além do Distrito Federal, devem ser atrasados uma hora. Apesar de o Maranhão não ter sido incluído, o horário afetou o funcionamento de agências bancárias e de voos. Com o fim da determinação, os estabelecimentos voltam a operar no horário normal.
O Horário de Verão tem como principal objetivo permitir maior uso da luz solar. Durante a estação mais quente, os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol, propiciando maior economia de energia com o uso da luz natural. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), durante os quatro meses de vigência da determinação, a meta era economizar R$ 4,6 bilhões em investimento em geração e de transmissão de energia, além de R$ 400 milhões de economia em acionamento das usinas térmicas.
De acordo com o Observatório Nacional, a medida, iniciada à 0h do dia 20 de outubro do ano passado, durou 119 dias. Durante a vigência do horário de verão anterior, entre os anos 2012 e 2013, a economia gerada foi 4,5% nos horários de pico entre os estados que aderiram à determinação.
Maranhão
Durante a mudança, o expediente em agências bancárias era iniciado às 9h e encerrado às 14h. Com o fim do Horário de Verão, os bancos voltam a funcionar dentro da normalidade, das 10h às 15h, a partir de segunda-feira.
Os passageiros do transporte aéreo precisam ficar atentos com a mudança. Como os voos seguem a hora de Brasília, o horário de embarque e desembarque nos aeroportos do estado deve mudar, conforme a Infraero. Em caso de dúvidas sobre o horário dos voos, a estatal recomenda que os passageiros e usuários procurem informações nas companhias aéreas, balcões de informações nos terminais ou ainda com os empregados da empresa.
Mais
Com o decreto 20.466, o Horário de Verão foi criado em 1° de outubro de 1931 durante o governo de Getúlio Vargas. A medida sempre é iniciada no terceiro domingo de outubro e se estende até o terceiro domingo de fevereiro. De acordo com o decreto, caso haja concordância entre o domingo de Carnaval e o do término da determinação, o encerramento se dará no domingo seguinte.