terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Unidade do CAPS III funciona em péssimas condições.

As fotos postadas na rede social Facebook no final de janeiro, por uma internauta, retrata, segundo as próprias imagens, a falta de cuidado e a precariedade no funcionamento do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS III em Caxias.

Pacientes repousam sobre amontoados de colchonetes. Nos quartos não há sequer ventiladores. Os leitos apresentam ferrugem e em alguns casos, familiares de pacientes são obrigados a levarem de casa panos de cama, como colchas, lençóis e fronhas.
                                                                                             (foto Mano Santos)
"O prédio está em péssimo estado de conservação, umidade, goteiras e os banheiros utilizado por todos não recebem a higiene adequada", relata um usuário que preferiu não se identificar para não ser prejudicado.

Outra reclamação é a demora no atendimento. Segundo a denúncia o número de profissionais trabalhando no local é insuficiente para atender a demanda que aumentou de janeiro de 2013, quando o atual prefeito Leonardo Coutinho (PSB), descredenciou o Hospital Dia, que também oferecia esse tipo de tratamento.

"Acredito que devam ser tomadas providências a respeito, pois os doentes mentais já sofrem preconceito por parte da sociedade e, agora, dos órgãos públicos também", salienta. a mãe de um usuário do sistema
                                                                                                (foto Mano Santos)
O CAPS III é uma unidade de saúde mental do município e funciona em uma casa alugada pela Prefeitura no bairro Seriema. Atende em média a 300 pacientes ao mês, com idade a partir dos 18 anos, em consultas, aconselhamentos, terapias, atendimento médico de emergência e orientações.

Em Caxias existem três CAPS para atender pessoas com problemas de saúde mental e dependência química, onde estão cadastradas mais de 10 mil pessoas do município e de outras cidades na rede de atendimento.

O CAPS III, por exemplo funciona sete dias por semana. A maioria dos pacientes são medicados e mandados pra casa. A equipe de atendimento é formada por médicos, auxiliares de enfermagem, psicólogo e profissional de educação física.

"A saúde mental no município de Caxias com os três CAPS, tornou-se auto-suficiente. Então os CAPS que tem em Caxias hoje dá para atender a demanda desse tipo de paciente", ressaltou o secretário de Saúde, Vinícius Araújo em entrevista concedida logo após o descredenciamento do Hospital Dia, no inicio de 2013.

Mano Santos/Noca