sexta-feira, 8 de agosto de 2014

8 de agosto - Dia Mundial do Pedestre
Foto: Divulgação/Detran-MA

 É unânime a reclamação dos pedestres sobre o desrespeito a faixa de segurança por parte de motoristas e motociclistas. Desrespeito que muitas das vezes acaba em acidentes fatais. Em Caxias a situação é preocupante por conta dos semáforos apresentarem problemas e as faixas de pedestres apagadas.
 
Segundo o Mapa da Violência do Instituto Sangari, em 2010, 41 mil pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito no Brasil, deste total, 29,1% eram pedestres.
 
Diante dos dados alarmantes e crescentes, no Dia Mundial do Pedestre, comemorado nesta sexta-feira (8), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) trabalha para a mudança de comportamento de todos aqueles que utilizam as vias públicas.
 
O coordenador de educação para o trânsito do Detran-MA, Roberval Lopes, defende que para mudar o comportamento do motorista é também necessária uma mudança de comportamento do pedestre, que deveria sempre utilizar a faixa de segurança e não atravessar em qualquer local da pista.
 
A mudança de comportamento aliada à fiscalização e engenharia de trânsito podem mudar a realidade atual de desrespeito. A engenharia de trânsito também é responsável por essa sensação de desrespeito, por exemplo, sabemos que existem cruzamentos que não dão chance para o pedestre, quando o sinal está vermelho para uma pista, fica verde para a pista que cruza”, explica Roberval.
 
Vale ressaltar que, em 2014, a campanha da Semana Nacional de Trânsito é dedicada ao pedestre. O tema tem como slogan “Cidade para as pessoas: proteção e prioridade ao pedestre”. Atividades voltadas para a conscientização de motoristas e pedestres serão desenvolvidas em todo o país.
 
Em Caxias não há informações se haverá alguma programação por parte da Secretaria Municipal de Transito para lembrar a data que homenageia o Dia do Pedestre. Mas muito pode ser feito em favor dos homenageados,  com os semáforos voltando a funcionar normalmente e revitalizando as faixas que estão apagadas nas avenidas e ruas da cidade,  oferecendo risco de vida aos pedestres.
 
Dicas para o pedestre:
1 - Atravessar a via sempre na faixa de pedestres;
2 - Andar sempre pelas calçadas;
3 - Na ausência de calçada, andar no bordo da pista o mais próximo possível do acostamento e no mesmo sentido dos veículos.
 
Curiosidade
O dia 8 de agosto foi escolhido como o Dia do Pedestre em homenagem aos Beatles, à famosa fotografia tirada em 8 de agosto de 1969 dos integrantes do grupo atravessando a faixa de pedestres da Abbey Road, no noroeste de Londres, Reino Unido.