sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Sepultados os restos mortais dos bispos eméritos  Dom Luís  Marelim e  Luís D' Andreia  
Lado a lado os jazigos com os restos mortais de Dom Luís
Marelim e Luís D' Andreia
Sepultados na manhã de quinta-feira (7), os restos mortais dos bispos eméritos diocesano da Diocese de Caxias, Dom Luís Gonzaga Marelin e Dom Luís D' Andrea. A cerimônia fúnebre foi realizada na Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, onde foram construídos novos jazigos.

Os dois ex-líderes da igreja católica, juntos comandaram a Diocese de Caxias por 62 anos. Dom Marelin falecido em 1991 já estava descansando em outro sepulcro na Catedral e Dom Luís D'Andrea morreu em setembro de 2012 na cidade de Albano, na Itália, com um pedido feito em vida, teve seu corpo trasladado para Caxias, após dois anos de negociações com os governos e embaixadas de Brasil e Vaticano. A transferência ocorreu depois de um pedido de Dom Vilsom Basso e de um demorado processo até que as autoridades italianas concordarem com o traslado.

Desde que chegou à Caxias na manhã de quarta-feira (6), os restos mortais do pontífice, esteve aberto à visitação ao público, Foram cerca de 59 horas de celebrações entre missas e orações. Os caixões com os corpos dos dois bispos eméritos foram colocados na nave central da Catedral, um pouco antes dos degraus que levam à mesa do altar.

Na quarta-feira (6) foi celebrada na Igreja Catedral Nossa Senhora dos Remédios uma missa em homenagem aos dois pontífices. O atual Bispo de Caxias, Dom Vilsom, abriu a celebração agradecendo a presença de Dom Jorge Tobias de Freitas, 2º Bispo de Caxias e celebrante da missa.

Na homilia Dom Jorge falou sobre glorificação, enfatizou  que os dois religiosos mereciam todas as homenagens e agradecimentos pelo que fizeram pela igreja católica e também por Caxias.