quinta-feira, 14 de agosto de 2014

A estória do empate técnico entre Flavio Dino e Edinho Lobão



Empate entre Flávio e Edinho? Só com pergunta manipulada
Empate entre Flavio e Lobinho? Só com pergunta manipulada
 
A coordenação de campanha do candidato Edinho Lobão disparou um texto ontem publicado por alguns blogs e muito mais espalhado por meio do Whatsapp, indicando uma pesquisa que indicaria suposto empate entre os candidatos Flávio Dino (PCdoB) e Edinho Lobão (PMDB). O texto espalhado por Edinho dá a entender que existe uma nova pesquisa Econométrica na qual os candidatos aparecem empatados tecnicamente.
 
Em nenhum momento o texto que fala em “desespero da oposição”, “ataque à família”, diz que, na verdade, os números são relativos à pesquisa encomendado pelo jornal O Imparcial divulgada há uma semana e meia, sob o registro nº 0029/2014. Outra inverdade publicada por blogueiros desavisados é que Flávio Dino perdeu a questão no Tribunal Superior Eleitoral para barrar a pesquisa.

A juíza eleitoral do Maranhão, Alice de Sousa Rocha, concedeu liminar permitindo a divulgação dos dados manipulados que haviam sido barrados. A pergunta que liga Edinho a Dilma e Lula e Flávio Dino a Aécio Neves, Fernando Henrique Cardoso e José Serra. A divulgação do número citando “empate” sem citar que isso ocorre apenas com esta pergunta é uma ilegalidade.

Como o horário eleitoral ainda não iniciou, a maioria do eleitorado maranhense sequer conhece Aécio Neves. Por isso, a pergunta teve que associar Flávio a Fernando Henrique e José Serra que possuem maior rejeição no Maranhão, para puxar os números so comunista pra baixo.

A decisão da magistrada é curiosa. Afinal, que é para que serve uma liminar?  A liminar é uma decisão provisória em caráter de urgência que deve ser tomada quando um direito imediatamente está ameaçado e existe o risco de dano irreparável. Mas qual a urgência da decisão e o dano irreparável, uma vez que o “time” da pesquisa já havia passado. Para divulgar mais de uma semana depois, o efeito é o mesmo para até o julgamento do mérito.