terça-feira, 5 de agosto de 2014

Maternidade Carmosina Coutinho é referência em atendimento na região leste maranhense 

A Prefeitura de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem conseguindo atender  todas as gestantes e parturientes que chegam a Maternidade Carmosina Coutinho, apesar do não repasse para custeio dos procedimentos que deveria ser feito por parte do Governo do Estado.

A maternidade realiza por mês cerca de 700 partos e atende as parturientes de pelo menos 50 municípios da macrorregião de saúde de Caxias. A unidade é referência na região para atendimento de alto risco. Parturientes dos municípios de Timon, Coelho Neto, Aldeias Altas e Codó, por exemplo, buscam os serviços hospitalares oferecidos pela Maternidade Carmosina Coutinho.

A unidade funciona com 50 leitos para as mães e 5 berçários. A U.T.I Neonatal tem 11 leitos e banco de leite humano. Toda a estrutura da maternidade é atendida diuturnamente por uma equipe de 235 profissionais. Todos os procedimentos da unidade de terapia intensiva são supervisionados.

A Maternidade Carmosina Coutinho é equipada com modernos aparelhos. A U.T.I Neonatal é hoje uma referência em atendimento a criança no interior do estado. Motivo que tem elevado o número de atendimentos, principalmente de outros municípios, onde a rede de saúde pública ainda é precária, a procurarem atendimento nesta unidade de saúde.

Além de São Luís e Imperatriz, a cidade de Caxias conta com U.T.I Neonatal. Os equipamentos instalados na UTI são sofisticados como: ventiladores pulmonares, cardio versores, camas específicas de leitos de UTI, reanimadores neonatais, desfibriladores e monitores multiparamétricos. Esses aparelhos estão ajudando salvar vidas de milhares de crianças que passam pela maternidade, como explica diretora da maternidade,  enfermeira Silvia Oliveira. 


Outro grande trabalho realizado na maternidade, é o do banco de leite, que ganhou um certificado de qualidade do programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano. O prêmio foi resultado do esforço de profissionais, e também da dedicação de mães doadoras, com um objetivo: salvar vidas. Os critérios para receber a certificação estão ligados a vários fatores. Vão desde a coleta até a estocagem do leite.

Funcionários foram treinados e capacitados, além do sistema de informação do banco de leite, repassando tudo ao Instituto Osvaldo Cruz, que coordena todos os 108 bancos de leite credenciados no pais. 

fonte ASCOM