sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Detento é encontrado morto dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas


Um detento foi encontrado morto, na noite desta quinta-feira (18), no Centro de Detenção Provisória, do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. O corpo do detento, de identidade ainda não confirmada pela Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), foi achado em uma das celas do pavilhão Alfa.

Até momento, segundo informações do Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Maranhão (Sindspem-MA), e da Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) quinze presos morreram no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, e 105 fugiram nesse ano.

O Centro de Detenção Provisória é uma das unidades do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, formada por Casa de Detenção (Cadet), Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), Centro de Triagem (CT), Penitenciária de Pedrinhas (PP), Presídio São Luís I (PSL I), Presídio São Luís II (PSL II) e Centro de Reeducação e Integração Social das Mulheres Apenadas (Crisma) ou Presídio Feminino (PF).
 
Na última quarta-feira (10) seis presos fugiram do Centro de Detenção Provisória (CDP), no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, após integrantes de uma quadrilha terem usado um caminhão roubado, no bairro Cidade Operária, para quebrar o muro da unidade. Durante a fuga, quatro presos foram atingidos a bala e recapturados pela polícia.

Em relação ao caso de hoje, a Secretaria de Segurança informou que irá enviar, ainda nessa quinta-feira, uma nota explicando quais as próximas medidas para tentar conter os problemas no local.

Em nota, a Secretaria de Estado Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informa que o motim foi contido.

Leia a íntegra da nota:

A Secretaria de Estado Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informa que o preso Hélio da Silva Sousa, de 21 anos, foi morto no início da noite desta quinta-feira (18), no Centro de Detenção Provisória (CDP), no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Técnicos dos Institutos Médico Legal (IML) e de Criminalística (Icrim) vão realizar os procedimentos necessários para liberação do corpo.

O princípio de motim registrado no Presídio São Luís II foi contido. A Tropa de Choque e o Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop) estão reforçando a segurança no local.
 
as informações são do G1/MA