quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Implantado em Caxias o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica 


Teve inicio na segunda-feira, 01, no auditório do SAMU Regional de Caxias, a capacitação para a implantação do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica - Hórus. Participam do curso representantes de 17 municípios da região.

O sistema visa qualificar a gestão da Assistência Farmacêutica no SUS e permite, entre outras funcionalidades, o controle de estoques, a rastreabilidade dos medicamentos distribuídos e dispensados, o agendamento das distribuições, o conhecimento do perfil de consumo, o acompanhamento do uso dos medicamentos e ainda a geração de dados para o desenvolvimento de indicadores de assistência farmacêutica para auxiliar no planejamento, avaliação e monitoramento das ações nessa área. 

Representantes dos municípios de Caxias, Afonso Cunha, Aldeias Altas, Buriti, Coelho Neto, Duque Bacelar Timom, São João do Sóter e Parnarama participaram da capacitação nos dias 01 e 02. Nesta quarta-feira, 03, e quinta-feira, 04, serão capacitados os municípios de Matões, Peritoró, São Francisco do Maranhão, São Mateus, Timbiras, Alto Alegre, Codó e Coroatá. 

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Vinicius Araújo, o Sistema Hórus, está integrado ao Cartão Nacional e ao Cadastro de Estabelecimentos de Saúde, - o sistema pode ser utilizado também pelas Secretarias Estaduais de Saúde no acompanhamento da distribuição de medicamentos aos municípios. Por meio dessa integração os usuários do Sistema Hórus conseguem visualizar o estoque e as dispensações realizadas por todos os estabelecimentos de sua rede municipal de Saúde, disse o secretário.