domingo, 19 de outubro de 2014

Horário de verão altera funcionamento de serviços

O Maranhão, assim como os demais estados do Nordeste e do Norte, não adere à 39ª edição do Horário Brasileiro de Verão, que entrou em vigor à zero hora deste domingo. Os moradores dos 11 estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e do Distrito Federal  adiantaram os relógios em uma hora. Esta temporada terá 126 dias de vigência, sete a mais que no ano passado - para o fim não coincidir com o Carnaval – e segue até 22 de fevereiro de 2015. Em Caxias mesmo sem precisar alterar a hora no relógio, é preciso estar atento às mudanças na rotina de alguns serviços. 

As agências bancarias alteram seus horários de funcionamento, como nos anos anteriores devem abrir as 9h, permanecendo abertas até as 14h. Contudo, as transações bancárias eletrônicas terminam uma hora mais cedo. O mesmo acontece com a agência dos Correios, que têm o horário alterado, mas quem deseja enviar Sedex ou um serviço por via aérea, para que a correspondência chegue ao destino no mesmo dia, deverá fazer o envio até as 15 horas de Brasília.  

Para aqueles que farão concursos públicos federais, é preciso seguir o horário de Brasília, que tem a rotina alterada pelo horário de verão. Os inscritos no Enem no Maranhão também devem estar atentos: o exame começa uma hora mais cedo que o horário impresso no cartão. 
 
As emissoras de TV  filiadas a redes nacionais também têm as grades de programação modificadas. 

O secretário de Energia Elétrica do MME, Ildo Gruthner, explica que as regiões Norte e Nordeste não aderem ao horário diferenciado porque a economia não seria significativa. “O ganho é muito pequeno. À medida que afasta da linha do Equador, a duração do dia aumenta, (no período) entre o inverno e o verão”, comentou.