sexta-feira, 21 de novembro de 2014

21 de novembro - Dia Mundial da Televisão
Modelo de TV dos anos 70
Desde o século XIX que os cientistas pesquisavam a transmissão de imagens à distância. A televisão apareceu na sequência desse estudo e é nada mais que um sistema que transmite eletronicamente imagens visuais e sonoras, enviando-as a pequenas e longas distâncias, no mesmo instante em que os fatos ocorrem ou posteriormente. Essa transmissão de sinais pode realizar-se pelo ar, por satélite ou por cabo.

Em 1926, o inglês John Logie Baird realizou as primeiras transmissões pelo ar. Em 1935, a Alemanha inaugurou a transmissão oficial da televisão no mundo. No mesmo ano, a França ingressou nesse mercado e usou a Torre Eiffel como posto emissor. Em 1936, Londres inaugurou a estação da BBC. Em 1938, foi a vez de a Rússia utilizar a televisão. Os Estados Unidos ingressaram nesse ramo só em 1939. Foram muitos os países que a pouco e pouco foram aderindo à televisão e nunca ninguém pensou que a televisão nos faria entrar na era da “aldeia global”.
Modelo de TV dos anos 90

 Hoje, com os satélites e todos os outros meios tecnológicos que facilitam a transmissão de imagens para os quatro cantos do mundo, vivemos cada vez mais numa sociedade de informação, na qual a televisão, é o nosso meio de comunicação mais poderoso, é um elemento fundamental para promover a compreensão e a tolerância.

Em 1996, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 21 de Novembro como o Dia Mundial da Televisão, comemorando a data em que, nesse mesmo ano, se realizou o Fórum Mundial sobre Televisão, nas Nações Unidas.
Modelo LCD

Os Estados Membros foram convidados a comemorar o Dia, incentivando, a nível mundial, trocas de programas de televisão sobre questões como a paz, a segurança, o desenvolvimento social e econômico, reforçando assim o intercâmbio cultural.

A televisão pode ser uma excelente ferramenta de progresso. Ensina-nos a descobrir o mundo que nos rodeia. Pode mostrar-nos o que temos em comum com os nossos vizinhos, próximos ou distantes.

fonte: Datas Comemorativas